A GERAÇÃO DE EMPREGO E UNIDADES PRODUTIVAS DA ECONOMIA CRIATIVA NA REGIÃO DO COREDE SINOS – RS BRASIL de 2006 a 2009

Autores

  • Judite Sanson Bem UNILASALLE
  • Nelci Richter Giacomini UNILASALLE

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v38i3.26502

Palavras-chave:

Emprego, economia criativa, indústrias criativas, Consinos

Resumo

Atividades que se desenvolvem em uma região, utilizam os recursos a serem produzidos e geram resultados que afetam a economia e desencadeiam um efeito multiplicador sobre o emprego e renda. As atividades que envolvem a economia da cultura tem esse efeito sobre a economia, ou seja, os investimentos geram benefícios sobre outras atividades produtivas.  O COREDE Vale do Rio dos Sinos - CONSINOS - é uma região politicamente instituída no início da década de 1990, pelo Governo do Estado do RS e tem como objetivo formular e implementar estratégias regionais, consolidando-os em planos regionais de desenvolvimento estratégico. É constituída por 14 municípios, com a produção industrial é fortemente focada em cinco cidades: Campo Bom Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapucaia. Economicamente, apresenta uma forte dependência do setor coureiro-calçadista e de seus componentes, que resultaram em um problema dinâmico para a região, pois sofre grandes oscilações devido as questões cambiais e de exportação além da entrada de produtos chineses, entre outros. O objetivo é definir o que se entende por indústrias criativas e verificar pelo número de postos de trabalho e unidades de produção, se a região pode desenvolver a médio prazo, outras atividades que podem substituir a dependência do setor do calçado e, portanto, fazer outras possibilidades na matriz de produção.

Biografia do Autor

Judite Sanson Bem, UNILASALLE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) , mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em História Íbero Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) . Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, Coordenadora do Curso de Ciências Econômicas do Centro Universitário La Salle - UNILASALLE, e Prof. do Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais do UNILASALLE. Membro de corpo editorial do Jornal Contexto Econômico, Revista de Economia da UEG. Tem experiência na área de Economia , com ênfase em Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico e Economia do Bem-Estar Social. Responsável pelo estudo e desenvolvimento da análise econômica do COREDE Sinos-RS. Atua principalmente nos seguintes temas: Economia da Cultura, Indústrias Criativas, Desenvolvimento Regional e Urbano.

Nelci Richter Giacomini, UNILASALLE

Possui graduação em Ciencias Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972) e mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983). Atualmente professora e pesquisadora do UNILASALLE -Centro Universitário La Salle. Tem experiência como Docente e Pesquisadora na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais, Economia da Energia. Tem atuado, desde 2000, principalmente nas seguintes linhas de pesquisas: Estratégias Regionais (desenvolvimento econômico local, comércio varejista, políticas públicas e meio ambiente, serviços e logística) e Linguagens e Culturas (Economia da Cultura).

Downloads

Como Citar

Bem, J. S., & Giacomini, N. R. (2012). A GERAÇÃO DE EMPREGO E UNIDADES PRODUTIVAS DA ECONOMIA CRIATIVA NA REGIÃO DO COREDE SINOS – RS BRASIL de 2006 a 2009. Revista De Economia, 38(3). https://doi.org/10.5380/re.v38i3.26502

Edição

Seção

Artigos