A GERAÇÃO DE EMPREGO E UNIDADES PRODUTIVAS DA ECONOMIA CRIATIVA NA REGIÃO DO COREDE SINOS – RS BRASIL de 2006 a 2009
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v38i3.26502Keywords:
Emprego, economia criativa, indústrias criativas, ConsinosAbstract
Atividades que se desenvolvem em uma região, utilizam os recursos a serem produzidos e geram resultados que afetam a economia e desencadeiam um efeito multiplicador sobre o emprego e renda. As atividades que envolvem a economia da cultura tem esse efeito sobre a economia, ou seja, os investimentos geram benefícios sobre outras atividades produtivas. O COREDE Vale do Rio dos Sinos - CONSINOS - é uma região politicamente instituída no início da década de 1990, pelo Governo do Estado do RS e tem como objetivo formular e implementar estratégias regionais, consolidando-os em planos regionais de desenvolvimento estratégico. É constituída por 14 municípios, com a produção industrial é fortemente focada em cinco cidades: Campo Bom Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapucaia. Economicamente, apresenta uma forte dependência do setor coureiro-calçadista e de seus componentes, que resultaram em um problema dinâmico para a região, pois sofre grandes oscilações devido as questões cambiais e de exportação além da entrada de produtos chineses, entre outros. O objetivo é definir o que se entende por indústrias criativas e verificar pelo número de postos de trabalho e unidades de produção, se a região pode desenvolver a médio prazo, outras atividades que podem substituir a dependência do setor do calçado e, portanto, fazer outras possibilidades na matriz de produção.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
By submitting a manuscript to this journal, authors agree with the following terms:
1. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution CC-BY License, which allows for the sharing of the paper while acknowledging authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are granted the right to enter into additional and separate contracts aiming at the non-exclusive distribution of the version of the manuscript published in this journal (e.g., reproduction either in institutional repositories or as book chapters), with the acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.