Supporting the contribution of higher education to regional development: lessons from an OECD review of 14 regions throughout 12 countries
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v35i3.16708Palavras-chave:
educação superior, desenvolvimento regional, OCDEResumo
Instituições de ensino superior (IES) podem e fazem uma contribuição
signifi cativa para o desenvolvimento econômico regional, social e cultural. Numaeconomia globalizada, a relevância de várias atividades conduzidas naquelas
instituições é crescente em importância e está sujeita a um aumento de uma avaliação
minuciosa e cuidadosa. Entretanto, falhas de comunicação entre os agentes
regionais e as IES reduzem a efetividade dos seus esforços no ensino, na pesquisa e
no serviço público e limitam a compreensão do nível local de seus impactos. Estas
falhas de comunicação estão frequentemente associadas aos sinais políticos fracos
ou confusos, e agendas confl itantes. Com o propósito de responder este dilema, aOCDE implementou um projeto de pesquisa que envolveu 14 regiões através de
12 países. Este artigo objetiva retirar algumas importantes lições da pesquisa da
OCDE entitulada “Apoiando a Contribuição das Instituições de Ensino Superior
para o Desenvolvimento Regional”.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.