Interdependência dos preços do milho no sul brasileiro

Autores/as

  • Eliane Pinheiro de Sousa Universidade Federal de Viçosa e Universidade Regional do Cariri
  • Marcelo José Braga Universidade Federal de Viçosa
  • Dênis Antônio da Cunha Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5380/re.v36i2.14289

Palabras clave:

relação entre preços, Lei do Preço Único, mercado regional de milho

Resumen

Este artigo objetiva verificar a relação entre os preços do milho nosestados do Paraná, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, buscando testar se aLei do Preço Único prevaleceu nesses mercados, no período de outubro de 2002 amarço de 2009. Utilizaram-se dados mensais provenientes do Centro de EstudosAvançados em Economia Aplicada (CEPEA), da ESALQ / USP. Os métodos empregadoscompreendem os testes de raiz unitária e de cointegração de Johansen,estimação da função impulso-resposta, decomposição da variância dos erros deprevisão, estimação do modelo vetorial de correção de erro (VEC). Os resultadosmostraram que a Lei do Preço Único não foi perfeitamente verificada nos mercadosregionais de milho analisados, quando foram impostas restrições ao coeficiente de relacionamento de longo prazo.

Biografía del autor/a

Eliane Pinheiro de Sousa, Universidade Federal de Viçosa e Universidade Regional do Cariri

Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceara, Doutoranda em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa e Professora Adjunta do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri - Ceara.

Marcelo José Braga, Universidade Federal de Viçosa

Ph.D em Economia e Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de Viçosa.

Cómo citar

Sousa, E. P. de, Braga, M. J., & Cunha, D. A. da. (2010). Interdependência dos preços do milho no sul brasileiro. Revista De Economia, 36(2). https://doi.org/10.5380/re.v36i2.14289

Número

Sección

Artigos