Interdependência dos preços do milho no sul brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5380/re.v36i2.14289Palavras-chave:
relação entre preços, Lei do Preço Único, mercado regional de milhoResumo
Este artigo objetiva verificar a relação entre os preços do milho nosestados do Paraná, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, buscando testar se aLei do Preço Único prevaleceu nesses mercados, no período de outubro de 2002 amarço de 2009. Utilizaram-se dados mensais provenientes do Centro de EstudosAvançados em Economia Aplicada (CEPEA), da ESALQ / USP. Os métodos empregadoscompreendem os testes de raiz unitária e de cointegração de Johansen,estimação da função impulso-resposta, decomposição da variância dos erros deprevisão, estimação do modelo vetorial de correção de erro (VEC). Os resultadosmostraram que a Lei do Preço Único não foi perfeitamente verificada nos mercadosregionais de milho analisados, quando foram impostas restrições ao coeficiente de relacionamento de longo prazo.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo, os autores concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons (CC BY), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.