A unidade originária da percepção e da linguagem em Jan Patoˇcka
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v3i1.5171Palavras-chave:
linguagem, percepção, fenomenologia, intuição, fala, language, perception, phenomenology, intuition, speechResumo
Neste artigo exploramos algumas indicações, presentes nos textos de Patočka, que apontam para uma concepção da linguagem que não a põe mais como camada derivada com relação a um solo perceptivo originário. Dissociando intuitividade e originariedade, Patoˇ cka estabelece uma co-originariedade entre linguagem e percepção, co-originariedade da qual procuramos ao mesmo tempo esclarecer o sentido e determinar os limites.
The originary unity of the perception and language in Jan Patočka
In this article we explore some indications, present in the texts of Patočka, which point to a conception of language that no longer puts it as a derived layer in relation to an originating perceptual soil. Dissociating intuitionand originity, the author establishes a co-originity between language and perception, co-originaity of which we seek at the same time to clarify the meaning and determine the limits.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).