Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista doispontos é um periódico de divulgação científica na área de Filosofia vinculada aos Programas de Pós-graduação em Filosofia dos Departamentos de Filosofia das universidades federais do Paraná (UFPR) e de São Carlos, SP (UFSCar). Trata-se de uma revista temática, que publica resultados de pesquisa acadêmica segundo os parâmetros de excelência delimitados pelos órgãos de avaliação e fomento.

A decisão de congregar dois Programas de Pós-graduação de Universidades Federais de estados distintos em torno de uma mesma publicação fortalece a cooperação entre os dois programas e beneficia a própria publicação.

Cada número traz um dossiê sobre tema definido em consulta ao Conselho Editorial e sob a direção de um editor responsável, convidado pelos editores executivos. A escolha pelo formato temático visa permitir que cada número opere como foco do debate filosófico no âmbito da produção nacional, sem prejuízo de contribuições (que têm sido regulares) da produção estrangeira.

Sua política de seleção de artigos segue as normas de avaliação por pares; sua periodicidade semestral tem sido respeitada sem exceções, bem como têm sido respeitadas as exigências referentes aos periódicos - número de artigos por número, seleção por qualidade dos trabalhos, contemplação das diversas regiões do país, presença de autores internacionais e nacionais de relevância na área, abertura para novos autores segundo os critérios de avaliação citados, distribuição e permuta nacionais.

Processo de Avaliação pelos Pares

- Apenas serão encaminhados para o processo de avaliação os trabalhos que seguirem as normas de publicação da doispontos, tanto para o formato quanto para as referências bibliográficas dos artigos.

- Caso sigam as normas formais da revista (tamanho, regras para citações e referências bibliográficas), os artigos serão submetidos a pareceristas indicados pelos Editores do Dossiê; a Comissão Editorial se reserva o direito de aceitar, recusar ou reapresentar com sugestões de mudanças o original do autor.

A revista conta com a colaboração de avaliadores externos alheios à sua equipe editorial e à Instituição editora.
 
- Os artigos são enviados para dois ou mais pareceristas, preservando-se o anonimato de autores e pareceristas (duplo-cega).
 
- A avaliação deve seguir o roteiro de avaliação da revista.
 
- A Comissão Editorial se reserva o direito de introduzir modificações necessárias para adaptar os textos ao padrão editorial e gráfico da revista. Em caso de eventuais modificações substanciais no âmbito conceitual dos textos, elas serão solicitadas aos autores. 

Periodicidade

Semestral, em junho e em dezembro.

A critério da Revista doispontos, volumes especiais poderão ser publicados.

Política de Acesso Livre

Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.

Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

Política anti-plágio

Os(as) autores(as) devem garantir a originalidade dos textos enviados à revista e todas as referências a trabalhos de distinta autoria devem ser devidamente explicitadas, indicadas com aspas (no caso de citações diretas) e referenciadas no corpo do texto.

Na prevenção de plágios, encorajamos os revisores a comentarem acerca da originalidade das submissões e implementamos em todas as submissões o uso de software para identificação de plágio.

Esta revista segue diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics) de prevenção ao plágio: https://publicationethics.org/ e vem utilizando as ferramentas SimilarityCheck (iThenticate) ou Turnitin na checagem das submissões aprovadas.

Sponsors

A Revista agradece o apoio recebido dos Programas de Pós-graduação em Filosofia dos Departamentos de Filosofia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Federal de São Carlos, SP (UFSCar).