A constituição de si como singularidade qualquer na forma-de-vida: uma proposta ética de Giorgio Agamben
DOI :
https://doi.org/10.5380/dp.v19i3.86592Mots-clés :
Agamben. Ética. Forma-de-vida. Singularidade qualquer.Résumé
O artigo defende a tese de que o vínculo entre as categorias de singularidade qualquer e forma-de-vida é extremamente importante no projeto de ética imanente e contingente em Giorgio Agamben. Para sustentar essa tese, estruturamos o artigo em duas partes: (i) primeiramente, analisamos como a indeterminação entre regra (Regula) e vida (Vita) produz um modo de viver inerente ao ser humano que a vive. Esse modo ou essa forma-de-vida tem como um de seus exemplos primais o modelo de vida dos monges cristãos, daí o fato de a analisarmos tomando o monacato como um exemplo importante. (ii) no momento posterior, investigamos a categoria da singularidade qualquer (Singolarità qualunque) e a articulamos à forma-de-vida como um vínculo essencial, para que o ser vivente constitua a si na contingência de seu próprio viver.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).