Por que o Tractatus necessita de um sujeito transcendental?
DOI :
https://doi.org/10.5380/dp.v3i1.5160Mots-clés :
Wittgenstein, lógica, sujeito transcendental, linguagem, sentido, proposição, logic, transcendental, language, senseRésumé
Há razões de ordem estritamente lógica para que Wittgenstein tenha postulado no Tractatus a existência de um sujeito transcendental. Sem esse sujeito, o Tractatus não teria como lidar com a constituição do sentido proposicional. É ele o responsável pela associação entre nomes e objetos e pela efetuação de operações lógicas como a negação, a quantificação e a atribuição numérica.
Why does Tractatus need a transcendental subject?
There are strictly logical reasons why Wittgenstein postulated in the Tractatus the existence of a transcendental subject. Without this subject, Tractatus would not have how to deal with the constitution of the propositional sense. It is responsible for the association between names and objects and for performing logical operations such as denial, quantification, and numerical assignment.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).