A possível interlocução entre Foucault e o sistema prisional no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/dp.v19i1.87406

Palabras clave:

Brasil, Foucault, Ilegalismos, Jurídico, Penal, Prisão

Resumen

Com as frequentes tragédias ocorridas no âmbito das instituições prisionais no Brasil, surge a necessidade de debater a crise penitenciária e identificar as suas possíveis causas. O artigo propõe uma análise da falência da pena de prisão sob a abordagem das teorias do filósofo Michel Foucault, contidas principalmente em sua obra Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Utilizando-se de método similar ao do próprio autor, serão realizadas comparações de medidas punitivas anteriores à reforma penal com a conjuntura do atual ordenamento jurídico brasileiro. Com base no conteúdo histórico-filosófico da referida obra, será exposto o conceito de gestão dos ilegalismos, o qual se mostrará pertinente para explicar um dos fatores que contribui para a tão debatida crise no sistema penal. Em síntese, esperamos aproximar as teorias foucaultianas da ineficiência do sistema penal brasileiro.     

Biografía del autor/a

Abraão Lincoln Costa, Centro Universitário Estácio de Brasília

Possui doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e é professor de Filosofia no curso de direito no Centro Universitário Estácio de Brasília.

Publicado

2023-04-10

Cómo citar

Costa, A. L., & Rockenbach, S. E. (2023). A possível interlocução entre Foucault e o sistema prisional no Brasil. DoisPontos, 19(1). https://doi.org/10.5380/dp.v19i1.87406

Número

Sección

Sofrimento social e crítica social /Social Suffering and Social Criticism