O sistema de notação musical de Jean-Jacques Rousseau

Autores/as

  • Fabrício Fortes Universidade Federal da Fronteira Sul / Professor Auxiliar

DOI:

https://doi.org/10.5380/dp.v16i1.57871

Palabras clave:

Rousseau, Música, Notação Musical, Signos, Expressão, Representação Visual

Resumen

Um dos vários esforços de Rousseau em relação à música foi a criação de um novo sistema de escrita musical. Seus objetivos foram sobretudo simplificar a representação das obras musicais em relação à notação musical tradicional sem perder o poder expressivo, tornando assim a música mais fácil de ser escrita, lida, ensinada e aprendida. Neste trabalho, apresentamos uma análise desse sistema, e buscamos avaliar seu sucesso em relação a tais objetivos. Para tanto, partimos de uma descrição da notação tradicional para, em seguida apresentar o sistema de Rousseau e, por fim, avaliar o êxito desse sistema em relação a seus objetivos.

Biografía del autor/a

Fabrício Fortes, Universidade Federal da Fronteira Sul / Professor Auxiliar

Professor Auxiliar do curso de Filosofia da Universidade Federal da Fronteira Sul (campus Chapecó, SC). Doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia. Realizou estágio pós-doutoral junto ao Institut d'Histoire et de Philosophie des Sciences et des Techniques (IHPST - Université Paris 1 Panthéon Sorbonne).

Publicado

2019-08-24

Cómo citar

Fortes, F. (2019). O sistema de notação musical de Jean-Jacques Rousseau. DoisPontos, 16(1). https://doi.org/10.5380/dp.v16i1.57871

Número

Sección

Rousseau