Fichte et le lapis philosophorum de la science de la communication
FICHTE AND THE LAPIS PHILOSOPHORUM OF THE COMMUNICATION SCIENCE
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v22i2.99025Schlagworte:
Communication; droit; interaction; intersubjectivité; reconnaissance.Abstract
Cet article sédimente le lapis philosophorum de la science de la communication en éveillant les épiphanies que scelle la doctrine de la science de Fichte. Il montre que Fichte pose la tablature de ce champ de connaissance en passant de la doctrine de la science à la doctrine du droit et ses héritiers dont Martin Buber, Jürgen Habermas et Jean-Marc Ferry partent de ce socle pour porter l’heuristique de la communication à son apogée.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2025 LUNE ROC PIERRE LOUIS

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

