Entre Refinamento e Civilização
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v8i1.28123Palavras-chave:
Civilização, Sociedade, Polidez, Linguagem, Imaginação, Refinamento.Resumo
Trata-se de examinar, a propósito da crítica de Hume ao Ensaio de Ferguson sobre a história da sociedade civil, o alcance e os limites da noção de civilização, tão importante para o pensamento das Luzes que a própria palavra foi forjada, pela primeira vez, nessa época.
The aim of the article is to study the scope of the notion of civilization as it occurs in Hume's reading of Ferguson's Essay on history of civil society. The importance of the topic in the philosophy of the Enlightenment is such that the very word was coined in the 18th Century.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

