Vontade (<i>boulesis</i>) e consentimento (<i>sunkatathesis</i>) em Aristóteles e Abelardo: atos do apetite (<i>orexis</i>) ou da razão (<i>logos</i>)?
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v7i1.20120Palabras clave:
vontade, consentimento, apetite, razão, Aristóteles, AbelardoResumen
A questão principal levantada no presente artigo diz respeito à natureza ontológicado ato intencional, anterior à ação moral propriamente dita, nos pensamentos deAristóteles e de Abelardo. Mais especificamente, examinamos dois temas indiretamenteligados entre si. Primeiro, trata-se do problema secular da natureza exata da vontade(boulêsis) em Aristóteles, que certamente alude a um ato racional (logikos), cuja fonte seencontra, todavia, no apetite (orexis). A segunda interrogação diz respeito à noção deconsentimento (consensus) em Abelardo, que também coloca a questão do seu caráterontológico voluntário ou racional. Os dois assuntos estão ligados, na medida em que oconsentimento abelardiano se aparenta à idéia aristotélica de escolha (proairesis) e, sobretudo,à de assentimento (sunkatathesis) estóico, e não, como acreditam alguns comentadores,à noção agostiniana de vontade como ato livre e espontâneo. Essa identificação doconsentimento abelardiano com a vontade em Agostinho vem de uma confusão mais terminológicae perspéctica que interpretativa.Descargas
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