Leibniz e Kant: princípio de razão suficiente e o “incondicionado”
Resumo
Este artigo visa, tomando por base o pensamento de Leibniz e Kant, apresentar a relação que há entre o princípio de razão suficiente (PRS) e o ideal da razão pura conhecido por “incondicionado”. Tendo como ponto de partida a tese de Boehm, que afirma que o racionalismo kantiano depende da refutação do argumento ontológico, construímos nossa análise discutindo os seguintes pontos: i) é o PRS que, primeiramente, indica um incondicionado como possível; ii) o PRS de Leibniz aparece na filosofia de Kant sob o nome de “princípio supremo da razão pura”; iii) em ambos os filósofos é exigida a autossuficiência do incondicionado; e iv) qual o estatuto nomológico do PRS? Após discutidos estes pontos, nos posicionamos em favor da interpretação de Boehm e da crítica de Kant ao PRS, concluindo que tal princípio não é um princípio constitutivo da realidade, mas sim um princípio meramente regulativo da razão na experiência.
Palavras-chave
Leibniz; Kant; princípio de razão suficiente; incondicionado; causalidade; argumento ontológico;
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/dp.v16i3.64859