Leibniz e Kant: princípio de razão suficiente e o “incondicionado”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/dp.v16i3.64859

Palavras-chave:

Leibniz, Kant, princípio de razão suficiente, incondicionado, causalidade, argumento ontológico,

Resumo

Este artigo visa, tomando por base o pensamento de Leibniz e Kant, apresentar a relação que há entre o princípio de razão suficiente (PRS) e o ideal da razão pura conhecido por “incondicionado”. Tendo como ponto de partida a tese de Boehm, que afirma que o racionalismo kantiano depende da refutação do argumento ontológico, construímos nossa análise discutindo os seguintes pontos: i) é o PRS que, primeiramente, indica um incondicionado como possível; ii) o PRS de Leibniz aparece na filosofia de Kant sob o nome de “princípio supremo da razão pura”; iii) em ambos os filósofos é exigida a autossuficiência do incondicionado; e iv) qual o estatuto nomológico do PRS? Após discutidos estes pontos, nos posicionamos em favor da interpretação de Boehm e da crítica de Kant ao PRS, concluindo que tal princípio não é um princípio constitutivo da realidade, mas sim um princípio meramente regulativo da razão na experiência.

Biografia do Autor

Derócio Felipe Perondi Meotti, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó

Licenciando do oitavo semestre em Filosofia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Bolsista de Iniciação Científica do projeto "A Teoria da Obrigação em Thomas Hobbes" (Edital 281/UFFS/2015) entre 2015/2 e 2016/1. Bolsista de Iniciação Científica do projeto "Problemas e conceitos-chave de Teoria do conhecimento à luz da Filosofia da linguagem e das linguagens formais" (Edital FAPESC n.° 07/2015), entre 2017/2 e 2018/1. Estuda principalmente temas relacionados à metafísica, ontologia e epistemologia a partir das obras de G. W. Leibniz, Immanuel Kant e G. W. F. Hegel (com ênfase nos desdobramentos relativos ao estatuto nomológico/teleológico do "princípio de razão suficiente"). Na área de Filosofia Política, interessa-se principalmente por Thomas Hobbes e os problemas relacionados à teoria da obrigação.

Publicado

2024-08-06

Como Citar

Meotti, D. F. P. (2024). Leibniz e Kant: princípio de razão suficiente e o “incondicionado”. DoisPontos, 16(3). https://doi.org/10.5380/dp.v16i3.64859