O sistema de notação musical de Jean-Jacques Rousseau
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v16i1.57871Palavras-chave:
Rousseau, Música, Notação Musical, Signos, Expressão, Representação VisualResumo
Um dos vários esforços de Rousseau em relação à música foi a criação de um novo sistema de escrita musical. Seus objetivos foram sobretudo simplificar a representação das obras musicais em relação à notação musical tradicional sem perder o poder expressivo, tornando assim a música mais fácil de ser escrita, lida, ensinada e aprendida. Neste trabalho, apresentamos uma análise desse sistema, e buscamos avaliar seu sucesso em relação a tais objetivos. Para tanto, partimos de uma descrição da notação tradicional para, em seguida apresentar o sistema de Rousseau e, por fim, avaliar o êxito desse sistema em relação a seus objetivos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).