Identidade e diferença. A Fundação de toda a doutrina da ciência no espelho das exposições tardias de Fichte de sua filosofia transcendental
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v22i2.100672Palavras-chave:
Fichte; doutrina da ciência; exposição; eu; absoluto.Resumo
Ante o duplo pano de fundo da história de recepção e da autointerpretação da Fundação de toda a doutrina da ciência, o objetivo das reflexões que se seguem é examinar a grandeza e os limites do texto mais famoso e influente de Fichte – justamente a exposição impressa do doutrina da ciência de 1794/95 –, no contexto da própria avaliação de Fichte tanto da própria obra quanto do desenvolvimento da doutrina da ciência. Além da questão das diferenças doutrinárias e das modificações metodológicas nas sucessivas exposições da doutrina da ciência, deve ser dada especial atenção à reflexão meta-filosófica de Fichte sobre a forma da teoria e a figura comunicativa da doutrina da ciência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Günter Zöller

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem a Doispontos o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) antes da publicação ou repositório institucional/temático após a publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

