Identidade e diferença. A Fundação de toda a doutrina da ciência no espelho das exposições tardias de Fichte de sua filosofia transcendental
DOI:
https://doi.org/10.5380/dp.v22i2.100672Keywords:
Fichte; doutrina da ciência; exposição; eu; absoluto.Abstract
Ante o duplo pano de fundo da história de recepção e da autointerpretação da Fundação de toda a doutrina da ciência, o objetivo das reflexões que se seguem é examinar a grandeza e os limites do texto mais famoso e influente de Fichte – justamente a exposição impressa do doutrina da ciência de 1794/95 –, no contexto da própria avaliação de Fichte tanto da própria obra quanto do desenvolvimento da doutrina da ciência. Além da questão das diferenças doutrinárias e das modificações metodológicas nas sucessivas exposições da doutrina da ciência, deve ser dada especial atenção à reflexão meta-filosófica de Fichte sobre a forma da teoria e a figura comunicativa da doutrina da ciência.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Günter Zöller

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright for articles published in this journal belongs to the author, with first publication rights for the journal. Because of appearing in this public access journal, the articles are free to use, with terms of reference, in educational and non-commercial applications.
