Hegel e o problema do Saber absoluto na Fenomenologia do Espírito, ou: de como a consciência-de-si do Espírito se torna objeto de sua consciência?

Autores/as

  • Manuel Moreira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5380/contra.v1i0.12038

Palabras clave:

Hegel, Fenomenologia do espírito, Saber absoluto, Especulativo puro, Phenomenology of the spirit, Absolute knowing, Pure speculative

Resumen

Trata-se de uma consideração especulativa em torno da instauração
do Saber absoluto; mais precisamente, da concepção hegeliana da mesma,
apresentada no capítulo final da Phänomenologie des Geistes de 1807.
Pretende-se pôr em evidência o caráter autoconstitutivo e autoregulativo
dos princípios motores do Especulativo puro nos limites de sua instauração
fenomenológica enquanto Saber absoluto, isto é, como pano de fundo
– implícito – da mesma; ou ainda, de modo mais rigoroso, da determinação
da estrutura imanente – lógico-efetiva – do Saber absoluto, aliás, do
modo como a consciência-de-si do Espírito se torna objeto de sua consciência.
Com o que, ao fim e ao cabo, poder-se atestar o fato mesmo
da Consciência-de-si do Espírito tornar-se objeto de sua Consciência e a
consistência de tal fato, isto é, da instauração do Saber absoluto.

Cómo citar

Moreira da Silva, M. (2008). Hegel e o problema do Saber absoluto na Fenomenologia do Espírito, ou: de como a consciência-de-si do Espírito se torna objeto de sua consciência?. Contradictio, 1, 32–61. https://doi.org/10.5380/contra.v1i0.12038

Número

Sección

Artigos