FUNCIONALIDADE DE FAMÍLIAS DE ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS: UMA ABORDAGEM DESCRITIVA

Autores

  • Ana Larissa Araujo Nogueira Universidade Federal do Maranhão
  • Francisca Georgina Macedo Sousa Universidade Federal do Maranhão
  • Ítalo Rodolfo Silva Escola de Enfermagem Anna Nery
  • Andréa Cristina Oliveira Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Dennyse Cristina Macedo Silva Hospital Universitário Unidade Presidente Dutra
  • Ewaldo Santana Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v17i2.25878

Palavras-chave:

Enfermagem, Adolescência, Família

Resumo

A funcionalidade familiar caracteriza-se como fio estruturante para a construção de comportamentos de adolescentes. Trata-se de estudo exploratório descritivo e quantitativo, cujo objetivo foi classificar as famílias de adolescentes segundo o APGAR (Adaptation, Participation, Growth, Affection, Resolution) familiar envolvendo 1.035 adolescentes de duas escolas públicas de um estado nordestino. Os dados foram coletados com o apoio do APGAR Familiar, nos horários das aulas, em dia e horários definidos pela direção da escola e analisados por meio da estatística descritiva a partir de banco de dados do Excel. Foram classificadas como funcionais 73,2% das famílias e 26,8% como disfuncionais; a maior satisfação dos adolescentes esteve relacionada às dimensões adaptação e dedicação. Os resultados suscitam desafios para pesquisa e para inserção profissional do enfermeiro em contexto escolar assim como para um trabalho interdisciplinar e em rede no cuidado ao adolescente.

Biografia do Autor

Ana Larissa Araujo Nogueira, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestranda em Enfermagem pela UFMA.

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Publicado

2012-06-29

Como Citar

Nogueira, A. L. A., Sousa, F. G. M., Silva, Ítalo R., Silva, A. C. O., Silva, D. C. M., & Santana, E. (2012). FUNCIONALIDADE DE FAMÍLIAS DE ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS: UMA ABORDAGEM DESCRITIVA. Cogitare Enfermagem, 17(2). https://doi.org/10.5380/ce.v17i2.25878

Edição

Seção

Artigo Original