A burguesia, as regras e a moralidade: uma análise dos padrões sociais no romance “Os sofrimentos do jovem Werther”
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v13i1.84623Palavras-chave:
Burguesia, Moralidade, Sociedade, Romance, Os sofrimentos do jovem Werther.Resumo
Este artigo procura analisar como a representação da burguesia alemã do final do século XVIII se dá na obra “Os Sofrimentos do Jovem Werther” do escritor Johann Wolfgang von Goethe. Além de propor uma reflexão de como essa burguesia constrói os padrões morais e as regras que permeiam toda a sociedade da época. Para isso, abordou-se aqui discussões acerca de diferentes temas, como o sistema hierárquico e de privilégios, além da questão do amor e o suicídio. Diante disso, e com o amparo de uma bibliografia diversificada sobre as diferentes temáticas, busca-se mostrar como a literatura, e em especial neste caso os romances, são fontes importantes para se perceber o funcionamento de uma sociedade, e como o poder burguês excede o campo da economia e da política, revelando seus impactos diretos em como o indivíduo enxerga o valor e a relevância da própria vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).