Sobre a Revista

Foco e Escopo

O periódico Cadernos de Clio é um espaço de publicação que objetiva divulgar a produção de conhecimento histórico/historiográfico realizado pelo alunos de graduação dos cursos superiores de História. Publicado anualmente de 2010 a 2014 em papel e, após 2015, online e semestralmente, o períódico traz, em suas páginas, resultados de pesquisas inéditas de graduandas/os e graduadas/os, estimulando diferentes formas de narrar o passado.

Processo de Avaliação pelos Pares

Sobre a Avaliação

1. A decisão sobre a publicação de artigos e resenhas cabe aos Editores a partir da avaliação do Conselho Editorial da Cadernos. Cada artigo será avaliado por dois pareceristas e poderá receber três pareceres, que podem ser: (a) indicar a publicação; (b) indicar a publicação desde que sejam feitas revisões; ou (c) negar a publicação. A publicação dos artigos e resenhas aprovados pelos pareceristas estará, contudo, condicionada ao orçamento da revista e/ou às novas configurações do suporte online. Portanto, artigos e resenhas que forem aprovados e não imediatamente publicados, ficarão arquivados para possíveis publicações em edições futuras.

2. Os autores serão notificados da recepção das colaborações e desenvolvimento do processo de avaliação.

3. Os Editores reservam-se o direito de sugerir ao autor modificações de forma a adequar as colaborações ao padrão editorial e gráfico da revista.

4. As afirmações e conceitos emitidos em artigos são de absoluta responsabilidade de seus autores. A apresentação das colaborações ao corpo editorial implica a cessão da prioridade da publicação aos Cadernos de Clio, bem como a cessão dos direitos autorais dos textos publicados, que só poderão ser reproduzidos sob autorização expressa dos Editores. Os colaboradores manterão o direito de utilizar o material publicado em futuras coletâneas de sua obra, sem o pagamento de taxas à revista. A permissão para reedição ou tradução por terceiros do material publicado não será feita sem o consentimento do autor.

Periodicidade

Anual de 2010 a 2014, semestral desde 2015.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsors

De 2010, ano de criação da revista, até 2013, a Cadernos de Clio contou com fomento da Capes. Desde 2014, a revista obtém fomento do FNDE. Agradecemos não só a essas instituições mas também ao Departamento de História e ao CLAA, ambos da UFPR.

Histórico do periódico

A Cadernos de Clio é um periódico fundando em 2010 pelo PET História na gestão da tutora Ana Paula Vosne Martins e, atualmente, tem o Prof. Dr. Otávio Luiz Vieira Pinto como tutor do grupo e responsável por coordenar os trabalhos. A revista nasceu a partir da constatação do pouco espaço de publicação para graduandos que desenvolvem pesquisa – PET, monografia, iniciação científica, entre outras – e visa a divulgar a produção de conhecimento histórico/ historiográfico realizado pelos alunos de graduação dos cursos superiores de História do Brasil e exterior. Foi uma revista anual até 2014 e, partir de 2015, com sua versão digital, passa a ser semestral para cumprir os requisitos institucionais. Seu Comitê Editorial é composto por professores do Departamento de História da UFPR e outras Universidades Públicas e a iniciativa tem o apoio das coordenações dos dois cursos de História da UFPR – vespertino e noturno. Destaca-se que todo o trabalho (editoração, encaminhamento a pareceristas, administração, capa, layout) é feito pelo corpo editorial, pois a ideia é que os alunos do PET História aprendam a manejar e conhecer as etapas da editoração de um periódico científico.

ISSN - impresso: 2237-0765

ISSN - on line: 2447-4886