Eugenia e higienização: a educação eugênica para crianças na rede pública de ensino a partir do livro "A Fada Hygia" de Renato Kehl de 1937

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/clio.v11i2.79839

Palavras-chave:

Eugenia, higiene, educação eugênica, Renato Kehl.

Resumo

O presente artigo busca discutir a obra A Fada Hygia de Renato Kehl, mais especificamente sua 5° edição lançada em 1937, com o objetivo de identificar onde e como o discurso eugenista se encontra presente na obra de cunho infantil utilizado no processo de alfabetização no início do século XX. Para tal, será discutido inicialmente como as teorias eugênicas surgiram e o contexto que permitiu sua legitimação e rápida propagação no ocidente. Logo após será abordado o momento em que a eugenia se estabelece no Brasil e as particularidades que ela veio a desenvolver em solo brasileiro, tendo foco principal sobre Renato Kehl, um dos maiores expoentes da eugenia no Brasil.

 

 

Biografia do Autor

Jaqueline Bevilacqua Zamarchi, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Graduanda em História pela Universidade Estadual Do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR), Campus Avançado de Coronel Vivida. Realizou pesquisas de Iniciação Científica por dois anos consecutivos, sendo uma como voluntária e outra como bolsista. Tem interesse em estudos relacionados ao período contemporâneo, eugenia e imprensa.

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Publicado

29-10-2021

Como Citar

Zamarchi, J. B. (2021). Eugenia e higienização: a educação eugênica para crianças na rede pública de ensino a partir do livro "A Fada Hygia" de Renato Kehl de 1937. Revista Cadernos De Clio, 11(2). https://doi.org/10.5380/clio.v11i2.79839

Edição

Seção

Artigos