ENTRE O SENTIMENTO RELIGIOSO E O RACIONAL: EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SOBRE O POVO HEBREU E INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v8i1.59043Palavras-chave:
Estágios, educação, docência, ensino de história.Resumo
Este trabalho é resultado do estágio supervisionado, realizado em Bituruna-Paraná, na instituição de ensino, Colégio Estadual Santa Barbará, durante o ano letivo de 2017, nas séries do ensino fundamental e médio sob supervisão do professor Gerson Luís Lanzarini. Os temas selecionados para serem trabalhados em sala foram: Povo Hebreu (6º ano) e Independência dos Estados Unidos (2º ano). Busco mostrar através da experiência em sala e os resultados obtidos nas avaliações, como o professor deve tentar o máximo possível ser imparcial e levar a sala para uma época distante para entender melhor o contexto, sendo necessário deixar nula a sua perspectiva de contra ou a favor em determinados fatos para uma melhor aprendizagem do aluno e o desenvolvimento da ‘consciência histórica’. Também busco mostrar como as normas do NRE (Núcleo Regional de Educação), no caso a recuperação concomitante afeta no conteúdo em sala de aula; essa “ajuda” é para que o aluno venha compreender melhor a matéria ou apenas pelos índices?
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).