ENTRE O SENTIMENTO RELIGIOSO E O RACIONAL: EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SOBRE O POVO HEBREU E INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS

Autores

  • Gabriel Irinei Covalchuk Universidade Estadual do Paraná - campus de União da Vitória

DOI:

https://doi.org/10.5380/clio.v8i1.59043

Palavras-chave:

Estágios, educação, docência, ensino de história.

Resumo

Este trabalho é resultado do estágio supervisionado, realizado em Bituruna-Paraná, na instituição de ensino, Colégio Estadual Santa Barbará, durante o ano letivo de 2017, nas séries do ensino fundamental e médio sob supervisão do professor Gerson Luís Lanzarini. Os temas selecionados para serem trabalhados em sala foram: Povo Hebreu (6º ano) e Independência dos Estados Unidos (2º ano).  Busco mostrar através da experiência em sala e os resultados obtidos nas avaliações, como o professor deve tentar o máximo possível ser imparcial e levar a sala para uma época distante para entender melhor o contexto, sendo necessário deixar nula a sua perspectiva de contra ou a favor em determinados fatos para uma melhor aprendizagem do aluno e o desenvolvimento da ‘consciência histórica’. Também busco mostrar como as normas do NRE (Núcleo Regional de Educação), no caso a recuperação concomitante afeta no conteúdo em sala de aula; essa “ajuda” é para que o aluno venha compreender melhor a matéria ou apenas pelos índices?

 

Biografia do Autor

Gabriel Irinei Covalchuk, Universidade Estadual do Paraná - campus de União da Vitória

acadêmico do 4º ano do Curso de Licenciatura em História da UNESPAR, Campus de União da Vitória-PR e Bolsista de Iniciação Científica da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, vinculado ao projeto Linguagens e Tecnologias no Ensino de História, desenvolvido pelo LAPHIS sob orientação da professora Dulceli de Lourdes Tonet Estacheski e do professor Everton Carlos Crema.

Downloads

Publicado

10-11-2018

Como Citar

Covalchuk, G. I. (2018). ENTRE O SENTIMENTO RELIGIOSO E O RACIONAL: EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SOBRE O POVO HEBREU E INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS. Revista Cadernos De Clio, 8(1). https://doi.org/10.5380/clio.v8i1.59043

Edição

Seção

Artigos