Religião Digital: As Identidades em Rede das Testemunhas de Jeová (2000-2013)
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v7i2.48818Palavras-chave:
Testemunhas de Jeová, Mídia, Identidade CulturalResumo
O presente artigo traz resultados finais de pesquisa de iniciação científica desenvolvida com o apoio do CNPq, entre 2013 e 2014, cuja finalidade fora compreender o envolvimento das Testemunhas de Jeová, como instituição e indivíduos, com o espaço digital. Selecionamos para isso cinco endereços virtuais diferentes e os exemplares de periódicos publicados pela instituição que organiza o movimento religioso no período de 2000 a 2013.Com isso, pretendemos conjugar as advertências sobre a Internet divulgadas, ao longo da última década, nos impressos institucionais ao conteúdo dos seletos endereços virtuais, enfocando três aspectos: o papel social dado às novas mídias, a relação entre mídia e crítica e o câmbio de identidades a partir dos meios de comunicação, principalmente a Web. Percebemos nessa seleção documental a existência de divergentes usos das mídias de comunicação e formas de se relacionar com a tradição religiosa, a despeito de uma identidade Testemunha-de-Jeová única e homogênea.
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