DISCIPLINA CORPORAL E A VIRTUDE DA CARIDADE: A CONDIÇÃO DAS VIÚVAS SEGUNDO AMBRÓSIO DE MILÃO.
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v6i2.41643Palavras-chave:
Antiguidade Tardia, Ambrósio, Cristianismo, Disciplinarização, Gênero, Viúvas,Resumo
Neste artigo, nos propusemos a analisar o discurso proferido pelo bispo Ambrósio de Milão, em sua obra intitulada "Sobre as Viúvas", com intuito de contextualizar socialmente esse gênero de vida próprio das comunidades cristãs do século IV. Para tal, compreende-se que tanto o ascetismo como a prática caritativa recebeu, nessa literatura, um contorno peculiar, pois são tidos como atividades essenciais para a construção da representação das viúvas cristãs na Antiguidade Tardia, ao mesmo tempo em que oportunizou uma autêntica ascensão feminina na hierarquia da Igreja. Nesse sentido, nosso objetivo foi analisar uma série de normas comportamentais, principalmente as que dizem respeito à abstinência sexual e a execução das boas obras, que permitiram ao episcopado moldar a conduta das viúvas. Aqui a construção desse corpo disciplinado para a santificação é constituída sob um paradoxo, uma vez que, ao ser colocado em evidência, expõe a diferença de gênero no Baixo Império Romano.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
