Clube Guarani (1920-2006): tempos de luta contra o preconceito em Arroio Grande
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v3i1.40552Resumo
Este é um estudo sobre a história do Clube Guarani, localizado na cidade de Arroio Grande, fundado em 1920, devido ao preconceito racial que acabava proibindo a participação do negro em certos espaços sociais. A pesquisa faz um apanhado geral desta história, destacando o significado deste patrimônio cultural através das memórias da comunidade negra do município. Faz-se necessário, para um melhor entendimento, também uma análise da realidade da população afrodescendente no início da república, o preconceito por estereótipos excludentes do meio social. O método utilizado foi o da História Oral, vinculado aos estudos teóricos sobre memória e patrimônio.
Downloads
Como Citar
Quadrado, B. F. (2012). Clube Guarani (1920-2006): tempos de luta contra o preconceito em Arroio Grande. Revista Cadernos De Clio, 3(1). https://doi.org/10.5380/clio.v3i1.40552
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).