UMA NOVIDADE BOMBÁSTICA: IMAGENS PUBLICITÁRIAS DE AUTOMÓVEIS EM UM PERIÓDICO CURITIBANO DE 1913
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v2i1.40501Palavras-chave:
Automóveis, Artes Visuais, Modernidade, Publicidade.Resumo
Pretendemos entender neste trabalho como o discurso da modernidade que chegava ao Brasil e a Curitiba no início do século XX se fazia presente nas representações imagéticas cotidianas e o modo pelo qual a publicidade participava na construção destas mensagens através dos recursos visuais. Para tanto, são analisadas propagandas dos automóveis BENZ presentes na revista A Bomba (1913) utilizando uma metodologia de análise que consiste em considerar a linguagem própria da imagem e interpretar alguns de seus possíveis significados históricos.
Downloads
Como Citar
Krachenski, N. B. (2011). UMA NOVIDADE BOMBÁSTICA: IMAGENS PUBLICITÁRIAS DE AUTOMÓVEIS EM UM PERIÓDICO CURITIBANO DE 1913. Revista Cadernos De Clio, 2(1). https://doi.org/10.5380/clio.v2i1.40501
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).