O "ORIENTALISMO" NA LITERATURA DO SÉCULO XIX: O CASO DE A VOLTA AO MUNDO EM OITENTA DIAS.
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v2i1.40485Palavras-chave:
Orientalismo, Júlio Verne, Literatura do século XIX.Resumo
Este trabalho tem por objetivo evidenciar o eurocentrismo presente na literatura do século XIX, a partir do conceito de orientalismo, discutido por Edward Said em suas obras. Para isso, foi escolhido como objeto de análise o livro A Volta ao Mundo em Oitenta dias, de Júlio Verne, publicado em 1873, que tem como enredo a viagem dos dois personagens principais - europeus - por diversas partes do mundo, onde estabelecem contato com diferentes culturas, as quais são julgadas e classificadas como inferiores. Através de alguns trechos do livro, pode-se observar o pensamento vigente do leitor europeu desta época, visto que a literatura se relaciona diretamente com o contexto no qual é produzida.
Downloads
Como Citar
Fronza, V. (2011). O "ORIENTALISMO" NA LITERATURA DO SÉCULO XIX: O CASO DE A VOLTA AO MUNDO EM OITENTA DIAS. Revista Cadernos De Clio, 2(1). https://doi.org/10.5380/clio.v2i1.40485
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
