“PARA LIVRAR DE TODO CATIVEIRO E PERSEGUIÇÃO”: LIBERDADE DE ESCRAVOS ATRAVÉS DE CARTAS DE ALFORRIA EM LARANJEIRAS, SERGIPE (1843-1881)
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v4i1.40393Palavras-chave:
Escravidão, Cartas de alforria, Laranjeiras/SEResumo
No presente texto, pretende-se fazer uma análise descritiva de um conjunto de cartas de alforria registradas nos Livros de Notas de Laranjeiras, Sergipe, durante os períodos de 1843 a 1881. Esses registros de liberdade nos fornecem dados importantes sobre os escravos e senhores que viveram na zona do Cotinguiba, mais precisamente em Laranjeiras, onde o seu desenvolvimento econômico foi de grande relevância para Sergipe. Os resultados encontrados nesta pesquisa são parciais, pois, para uma melhor compreensão será necessário ainda, um cruzamento de outras fontes como, os inventários e testamentos post-mortem da mesma localidade. Dialogamos ainda com vários autores que tratam do mesmo tema
em outras regiões do Brasil.
Downloads
Como Citar
Bezerra, L. P. S. (2013). “PARA LIVRAR DE TODO CATIVEIRO E PERSEGUIÇÃO”: LIBERDADE DE ESCRAVOS ATRAVÉS DE CARTAS DE ALFORRIA EM LARANJEIRAS, SERGIPE (1843-1881). Revista Cadernos De Clio, 4(1). https://doi.org/10.5380/clio.v4i1.40393
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).