"EM TERRA DE GENTE NUA": O HUMOR COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA EM UM JORNAL DIRIGIDO POR OSWALD DE ANDRADE
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v1i1.40282Palavras-chave:
Oswald de Andrade, Pensamento Político, Jornalismo.Resumo
A proposta tem como objetivo analisar o jornal O Homem do Povo, de autoria de Oswald de Andrade, publicado no ano de 1931, no que diz respeito a qual seria o lugar, a função e os usos do recurso ao riso e ao humor na escrita oswaldiana. Para isso, consideramos Oswald como homem do seu tempo, inserido em debates e polêmicas de sua época, sendo essa publicação objeto e meio de divulgação de seus pensamentos e críticas, assim como propostas no campo das possibilidades de interferências/modificação da realidade. Contudo, sabe-se que esse não foi o único empreendimento jornalístico em que esteve envolvido. Nesse sentido, intenta-se compreender o conteúdo político desse pasquim, na trilha da história político-intelectual, assim como apreender quais teriam sido as relações que o mesmo estabeleceu no campo intelectual brasileiro. Aporia esta que, talvez, nos dê a possibilidade de dimensionar um projeto político abortado imaturamente.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).