A LENDA CASTELHANA: LEITURAS DE EL CID
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v1i1.40279Palavras-chave:
El Cid, Castela Medieval, Representação de Herói.Resumo
Rodrigo Diáz de Vivar se destacou no contexto ibérico de Reconquista através de sua habilidade militar e por sua vida permeada de conflitos, inclusive contra seu rei. Como um personagem de grande relevância, o cavaleiro foi, por muitas vezes, reinterpretado no decorrer da História. Embora todas as leituras de El Cid, estejam "maculadas" pelo contexto em que foram produzidas, a tal ponto de se tornar muito difícil uma pesquisa em busca do "verdadeiro" Campeador, cada uma dessas versões do herói transmite informações indispensáveis sobre o seu próprio tempo. Assim, a produção histórica ganha um novo caráter: o de "passar o exemplo".
Downloads
Como Citar
Coelho, L. F. A. G. (2010). A LENDA CASTELHANA: LEITURAS DE EL CID. Revista Cadernos De Clio, 1(1). https://doi.org/10.5380/clio.v1i1.40279
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).