AS APROPRIAÇÕES CULTURAIS DA RAINHA CLEÓPATRA VII NA CONTEMPORANEIDADE: UM ESTUDO A PARTIR DO FILME CLEÓPATRA, DE 1963
DOI:
https://doi.org/10.5380/clio.v5i1.40218Palavras-chave:
Egiptomania, Cinema, Cleópatra VII, Usos do Passado, Elizabeth Taylor, Erotismo.Resumo
O presente artigo visa abranger alguns aspectos do estudo de gênero, inseridos dentro do campo historiográfico da história cultural, abordando o tema da egiptomania e da história do cinema, relacionando os aspectos referentes às produções cinematográficas que remetam a Rainha egípcia Cleópatra VII. Pretende-se trabalhar também com a inserção das mulheres no cinema, a partir do filme Cleópatra, de Joseph Mankiewicz, tratando questões como erotismo e sexualidade da personagem de Elizabeth Taylor.
Downloads
Como Citar
Oliveira, B. (2014). AS APROPRIAÇÕES CULTURAIS DA RAINHA CLEÓPATRA VII NA CONTEMPORANEIDADE: UM ESTUDO A PARTIR DO FILME CLEÓPATRA, DE 1963. Revista Cadernos De Clio, 5(1). https://doi.org/10.5380/clio.v5i1.40218
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
