Open Journal Systems

Uberização das relações de trabalho: uma abordagem transnacional a partir da interrelação entre Direito Público e Privado

Raianne Liberal Coutinho

Resumo


As plataformas digitais trazem impactos para o trabalho humano, em um fenômeno conhecido como crowdsourcing - ou uberização, como se tornou mais popular no Brasil. Nesse fenômeno, os trabalhadores são considerados pelas plataformas empresários autônomos. Não são, portanto, protegidos por nenhum direito trabalhista, uma vez que se tem dificuldades em se encaixar os tradicionais pressupostos da relação de emprego, juridicamente protegida, nessa forma de trabalho, principalmente no que tange à subordinação. No âmbito do Direito Comparado, no entanto, alguns países caminham para reconhecer a proteção ao trabalhador, como no caso do Reino Unido, por exemplo. Sendo o trabalho por meio das plataformas digitais um modelo de negócio crescente, sendo realizado por empresas multinacionais, é necessário pensar em formas globais de proteção ao trabalhador. Por meio da privatização da lei, atores transnacionais, como os sindicatos globais, podem ser importantes para se garantir a dignidade humana dos trabalhadores, por meio da realização de Acordo Marco Globais, por exemplo. É necessário que um projeto de futuro seja centrado no ser humano, o que somente pode ocorrer por meio de um sistema que valorize os direitos humanos, em especial dos trabalhadores.


Palavras-chave


UBERIZAÇÃO; PLATAFORMAS DIGITAIS; TRABALHO; SINDICATOS GLOBAIS.

Texto completo:

PDF

Referências


ABÍLIO, Ludmila Costhek. Uberização do trabalho: subsunção real da viração. Texto publicado em 22 de fevereiro de 2017. Disponível em < https://blogdaboitempo.com.br/2017/02/22/uberizacao-do-trabalho-subsuncao-real-da-viracao/>. Acesso em 9 de julho de 2019.

BRASIL. Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Publicado em 9 de agosto de 1943.

COMISSÃO GLOBAL SOBRE O FUTURO DO TRABALHO. Trabalho Para Um Futuro Mais Brilhante. Escritório Internacional do Trabalho. Genebra: OIT, 2019.

DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 16ª ed. São Paulo: LTr, 2017.

FRAZÃO, Ana. A decisão do Reino Unido sobre os motoristas da Uber: o que temos a aprender com ela? In: LEME, Ana Carolina Reis Paes; RODRIGUES, Bruno Alves; CHAVES JÚNIOR, José Eduardo de Resende. Tecnologias dis-ruptivas e a exploração do trabalho humano. São Paulo: LTr, 2017. P. 318-322

GLOBAL UNIONS. Disponível em: http://www.global-unions.org/?lang=en. Acesso em 30 de outubro de 2020.

HOFFMAN, Marci; RUMSEY, Mary. International and foreign legal research: a coursebook. Martinus Nijhoff, 2012. 2ª ed.

IHU. Nasce um sindicato global contra a economia de plataforma. Publicado em 29 de junho de 2020. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/600400-nasce-um-sindicato-global-contra-a-economia-de-plataforma. Acesso em 30 de outubro de 2020.

INTERNATIONAL TRANSPORT WORKERS’ FEDERATION. ITF Affiliia-tes. Disponível em: https://www.itfglobal.org/en/about-us/affiliates?title=&field_country_target_id=120. Acesso em 30 de outubro de 2020.

___________. ITF strategy. Disponível em: https://www.itfglobal.org/en/about-us/strategy. Acesso em 30 de outubro de 2020.

___________. Uber drivers speak out about treatment. Publicado em 9 de maio de 2019. Disponível em: https://www.itfglobal.org/en/news/uber-drivers-speak-out-about-treatment. Acesso em 30 de outubro de 2020.

___________. Who we are. Disponível em: https://www.itfglobal.org/en/about-us/who-we-are. Acesso em 30 de outubro de 2020.

LOPES, Inez. Sindicatos Globais e a Proteção dos Direitos Trabalhistas. In: DELGADO, Gabriela Neves; PEREIRA, Ricardo José Macêdo de Brito (coord) Trabalho, Constituição e Cidadania: a dimensão coletiva dos direitos sociais tra-balhistas. São Paulo, LTr Editora: 2014. P. 78-96.

MICHAELS, Ralf. Globalization and Law: Law Beyond the State. In: Law and Social Theory. Oxford: Hart Publishing, 2013. 2ª edição. P. 287-303.

___________. The Dual Privatization of Law in Globalization (Note on Kasky v Nike). In: WATT, Horatia Muir et all eds. Global Private Internacional Law: Adjudication without Frontiers. Edgal: 2019. P. 162-171.

MOURA, Natália das Chagas; GONÇALVES, Márcio Toledo. Atuação sindical transnacional: as redes sindicais internacionais e os acordos marco globais. In: LEME, Ana Carolina Reis Paes; RODRIGUES, Bruno Alves; CHAVES JÚ-NIOR, José Eduardo de Resende. Tecnologias disruptivas e a exploração do trabalho humano. São Paulo: LTr, 2017. P. 296-303.

NOBLET, Caroline. Employment & labour law in the United Kingdom. Lexo-logy: 13 de novembro de 2018. Disponível em Acesso em 27 de julho de 2019.

OITAVEN, Juliana Carreiro Corbal; CARELLI, Rodrigo de Lacerda; CASA-GRANDE, Cássio Luís. Empresas de transporte, plataformas digitais e a relação de emprego: um estudo do trabalho subordinado sob aplicativos. Brasília: Mi-nistério Público do Trabalho, 2018.

ONU, Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Adotada e proclama-da pela Assembleia Geral das Nações Unidas (resolução 217 A III) em 10 de dezembro 1948. Disponível em: https://www.ohchr.org/EN/UDHR/Pages/Language.aspx?LangID=por. Acesso em 30 de outubro de 2020.

SCHWAB, Klaus. A Quarta Revolução Industrial. São Paulo: Edipro, 2016.

SIGNES, Adrián Todolí. O Mercado de Trabalho no Século XXI: on-demandeconomy, crowdsourcing e outras formas de descentralização produtiva que atomizam o mercado de trabalho. In: LEME, Ana Carolina Reis Paes; RO-DRIGUES, Bruno Alves; CHAVES JÚNIOR, José Eduardo de Resende. Tec-nologias disruptivas e a exploração do trabalho humano. São Paulo: LTr, 2017. P. 28-43.

SILVA, Juliana Coelho Tavares da; CECATO, Maria Áurea Baroni. A uberiza-ção da relação individual de trabalho na era digital e o direito do trabalho brasi-leiro. Cadernos de Dereito Actual, Santiago de Compostela, nº 7, 2017, p. 257-271.

SLEE, Tom. Uberização: a nova onda do trabalho precarizado. São Paulo: Edi-tora Elefante, 2017.

UBER NEWSROOM: Fatos e dados sobre a Uber. Publicado em 27 de agosto de 2020. Disponível em: https://www.uber.com/pt-BR/newsroom/fatos-e-dados-sobre-uber/. Acesso em 15 de abril de 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/cejur.v2i5.77625