Ética e Pesquisa

Os preceitos éticos da pesquisa que envolve seres humanos deverão ser respeitados. A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos princípios éticos contidos na Resolução 510/16 – Conselho Nacional de Saúde, que trata de normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais.

Plágio acadêmico: Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors – Committee on Publication Ethics (COPE) – Responsabilidade dos autores. Copiar um estudo ou parte dele, de outro autor ou mesmo de publicação própria, constitui fraude inaceitável e desonestidade. Não usar ideias e palavras de outros, sem reconhecer a fonte da informação. Os preceitos éticos da pesquisa que envolvem seres humanos ou de experimentação animal deverão ser respeitados. A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos princípios éticos contidos na Resolução 510/16 – Conselho Nacional de Saúde.

Referência a esse aspecto deverá constar no último parágrafo da seção Métodos do trabalho. Cópia do documento de aprovação por um comitê de ética em pesquisa deverá ser anexada. Os materiais publicados em forma de artigos submetidos não serão utilizados em outras investigações sem consentimento expresso por escrito dos autores. Em caso de reclamações apresentadas sobre um artigo submetido ou publicado e, perante suspeita de má conduta, serão seguidos os fluxogramas do COPE – Committee on Publication Ethics.

Serão publicadas correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpas sempre que necessário, em até 30 dias a partir da data de notificação da ocorrência. Diante de denúncias sobre os manuscritos publicados ou suspeita de má conduta, a publicação permanecerá no site e será formada comissão editorial de apuração das denúncias em até 30 dias da data da denúncia. Assim que comprovadas denúncias sobre os manuscritos publicados ou suspeita de má conduta, será publicada errata com indicação explícita de retratação.

Com o intuito de prevenir práticas antiéticas, a revista CIÊNCIAS DO CONSUMO demanda como obrigatório que, no momento da submissão, o autor correspondente anexe relatório da análise de seu manuscrito no software CopySpider. Caso o manuscrito seja submetido sem o envio do relatório, a revista notificará o autor sobre a necessidade do seu envio e arquivará a submissão. A equipe analisará o relatório enviado e reserva-se o direito de submeter o manuscrito à análise do software, mesmo que o relatório tenha sido anexado pelo autor.

Política de Privacidade: Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Conflito de interesses: Para salvaguardar os direitos dos autores, a equipe do periódico será responsável por (a) ocultar a autoria do manuscrito durante o processo de avaliação e revisão; (b) proteger a identidade dos revisores; e (c) manter um padrão neutro e objetivo no processo de revisão por pares.

Os manuscritos serão avaliados buscando manter, na medida do possível, a proporção máxima de 50% de envio para avaliadores externos e 50% para avaliadores internos da UFPR.

Os avaliadores devem ser imparciais ao lidar com cada artigo submetido e julgá-los, cada qual, pelos seus méritos. Críticas pessoais são inadequadas.