Experiências educacionais e interculturais sob a perspectiva de Protapi, um antropólogo Yine de Urubamba, Amazônia, Peru
DOI:
https://doi.org/10.5380/cra.v25i2.91064Palavras-chave:
intercultural education, Yine-Yami, Peter Gow, Miaria, GimatkalchiResumo
Este artigo apresenta a pesquisa realizada por Alex Protapi, um antropólogo e líder do grupo indígena Yine-Yami no Peru, em diálogo com o trabalho do antropólogo Peter Gow, que estudou o povo de Protapi, originalmente referido como Piro, mas que agora preferem ser chamados pelo etnônimo Yine. O artigo é baseado na investigação de Protapi, que explora as tensões que surgem quando comunidades indígenas transitam das tradições orais para espaços formais de aprendizagem não indígenas, exigindo a aquisição de novas lógicas e protocolos para a produção de conhecimento. Além de se basear em contribuições de outros intelectuais indígenas latino-americanos, o artigo destaca a importância de analisar as percepções dos povos indígenas sobre seus processos educacionais, especialmente no contexto de contatos e influências educacionais não indígenas. Sugerimos que as escolas Yine poderiam dar mais atenção e valor ao Gimatkalchi, também estudado por Gow. Acreditamos também que as escolas e instituições de ensino formais não indígenas poderiam aprender com os povos indígenas e prestar mais atenção em seus sistemas de conhecimento.
Referências
Arisi, B. M. (2007). Matis e Korubo: contato e índios isolados no Vale do Javari, Amazônia. (Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC). Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/90128
Arisi, B. M. (2011). A dádiva, a sovinice e a beleza: economia da cultura Matis, Vale do Javari, Amazônia (Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC). https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/94848
Benites, T. (2009). A escola na ótica Ava Kaiowa: impactos e interpretações indígenas. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) - Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Disponível em: http://biblioteca.funai.gov.br/media/pdf/TESES/MFN-37139.pdf
Protapi, A. S. C. (2016). Yinuwakinritka Yimaklewlu Yine Getleya: Proceso de escolarización desde el punto de vista Yine (Trabajo de Conclusión de Curso, Antropología, Universidad Federal de la Integración Latinoamericana). Disponível em: https://dspace.unila.edu.br/items/7fd2791f-3811-4621-9257-a648b3811937
Echeverri, J. A. & Candre, H. (2008 [1993]). Tabaco frío, coca dulce: Palabras del anciano Kinerai de la Tribu ananguchal para sanar y alegrar el corazón de sus huérfanos. Jírue diona riérue jííbina: Jikofo Kinéreni éirue jito Kinerai ie jaiéniki komeki zuitaja ie jiyóitaja úai yoina. Santafé de Bogotá: Colcultura. Disponível em: https://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/70116
Gordillo-Sánchez, D. (2016). Oportunidades y desafíos para la ciencia de la información: Indígenas y educación superior en América Latina. Bibliotecas. Anales de Investigación, 12(2). Disponível em: http://revistas.bnjm.sld.cu/index.php/BAI/article/view/182
Gow, P. (1991). Of Mixed Blood: Kinship and History in Peruvian Amazon. Oxford: Clarendon Press.
Gow, P. (2015). Steps towards an ethnographic theory of acculturation. Etnografia. Praktyki, Teorie, Doświadczenia, 1, 34-39.
Gow, P. (2010). ¿Podía leer Sangama? Sistemas gráficos, lenguaje y shamanismo entre los piros (Perú Occidental). Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, 19(33), 105–117. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/faeeba/v19n33/v19n33a09.pdf
Gow, P. (2001). An Amazonian myth and its history. Oxford: Oxford University Press.
Haraway, D. (1988). Situated Knowledges: The Science Question in Feminism and the Privilege of Partial Perspective. Feminist Studies 14(3), 575-599. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3178066 92 CAMPOS V. 25 N.2 P. 79-94 - JUL.DEZ.2024
Kopenawa, D., & Albert, B. (2015). A queda do céu: Palavras de um xamã Yanomami. São Paulo:
Companhia das Letras.
Krenak, A. (2020). Ideas to postpone the end of the world. Canada: House of Anansi Press.
Rivera Cusicanqui, S. (2012). Ch’ixinakax Utxiwa: a reflection on the practices and discourses of decolonization. The South Atlantic Quarterly, 111(1), 95– 109. Disponível em: https://read.dukeupress.edu/south-atlantic-quarterly/article-abstract/111/1/95/3568/
Tassinari, A. (2009). Múltiplas infâncias: O que a criança indígena pode ensinar para quem já foi à escola – ou a sociedade contra a escola. Trabalho apresentado no 33º Encontro Anual da ANPOCS, Caxambu, Brasil.
Turner, V. (1967). Betwixt and Between: The Liminal Period in Rites de Passage. In The Forest of Symbols: Aspects of Ndembu Ritual, 93-111. Itaca, NY: Cornell University Press.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1 Autores mantém os direitos autorais com o trabalho publicado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
2 Autores têm autorização para distribuição, da versão do trabalho publicada nesta revista, em repositório institucional, temático, bases de dados e similares com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
3 Os trabalhos publicados nesta revista serão indexados em bases de dados, repositórios, portais, diretórios e outras fontes em que a revista está e vier a estar indexada.