Saberes kaingang enquanto resistência e fortalecimento da cultura indígena
DOI:
https://doi.org/10.5380/cra.v24i2.89567Palavras-chave:
Saberes Kaingang, Cultura indígena, Cosmologia.Resumo
A escrita deste artigo é resultante de uma pesquisa de cunho bibliográfico, auto etnográfico e etnográfico, basilares para explicar o sentido e saberes do povo Kaingang. Conhecimentos que foram estímulos para dar cada vez mais vida as identificações do povo originário. De tal forma, dado todo processo histórico de dominação, há muito tempo os “saberes tradicionais” oriundos do conhecimento milenar dos povos originários, ao mesmo tempo que foram invisibilizados, passaram por uma série de apropriações indevidas. O que se pretende apresentar aqui é o sentido de ser Kaingang, que vai muito além do que muitos imaginam ser. É nesta motivação que acreditamos na possibilidade de reafirmar a importância da cosmologia, dos saberes e ancestralidades que habitam cada cultura, neste caso, do povo Kaingang.
Referências
Battestin, C; Fidelis, A, A; Narsizo, G. (2022). A semana cultural indígena enquanto espaço de conhecimento, fortalecimento e resistência da cultura Kaingang. Eccos -Revista Científica, São Paulo, n. 60, p. 1-13, jan./mar.
Dussel, E. (1993). 1492: O encobrimento do outro. A origem do mito da modernidade: conferências de Frankfurt. Tradução de Jaime A. Clasen. Petrópolis, RJ: Vozes.
Fernandes, R, C; Piovesana, L. (2015). Perspectivas Kaingang sobre o direito territorial e ambiental no sul do Brasil. Ambiente & Sociedade, n° 2 São Paulo v. XVIII. 2. p. 115-132. abr.-jun.
Fidelis, A, A; Okawati, J, A, A. (2021). A Práxis da Educação Escolar Kaingang. In: Fleuri, Reinaldo M; Okawati, Juliana A. A. (orgs). Pedagogias e Narrativas Decoloniais. Curitiba. CRV.
Narsizo, G. (2020). A cosmologia na educação e na vida do povo Kaingang da terra indígena Xapecó. Dissertação (Mestrado) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Programa de Pós-Graduação em Educação.
Prola, J, C. H. (2017). Antropologia, história e filosofia política: um olhar sobre os direitos do povo Kaingang do Oeste de Santa Catarina. Dissertação (Mestrado em direito) Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) Brasília- DF.
Veiga, J. (2000). Cosmologia e práticas rituais Kaingang. Tese (doutorado), Universidade estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências humanas – Campinas- SP: [s.n].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1 Autores mantém os direitos autorais com o trabalho publicado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
2 Autores têm autorização para distribuição, da versão do trabalho publicada nesta revista, em repositório institucional, temático, bases de dados e similares com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
3 Os trabalhos publicados nesta revista serão indexados em bases de dados, repositórios, portais, diretórios e outras fontes em que a revista está e vier a estar indexada.
