A Festa dentro da Festa: Recorrências do modelo festivo do circuito bregueiro no Círio de Nazaré em Belém do Pará
DOI:
https://doi.org/10.5380/cam.v7i2.7441Palavras-chave:
modelo festivo, circuito bregueiro, Círio de Nazaré, prática festiva, sociabilidadeResumo
Ao considerar a forma como se apresenta atualmente o Círio de Nazaré, ponto alto do calendário festivo anual de Belém, torna-se visível a presença nos seus interstícios de um modelo festivo consolidado histórica e espacialmente na cidade desde o início dos anos 80: o circuito das festas de brega. Conjugando a atuação empresarial (dos donos das casas de festa e de empresas de sonorização) ao mundo festivo e de lazer dos bairros periféricos da cidade, o circuito das festas de brega se faz presente na órbita ou mesmo se aproxima do interior do grande evento religioso. Este texto busca discutir as formas pelas quais as "festas de brega" têm se adequado à dinâmica da Festa de Nazaré, considerando sua abrangência física e simbólica na cidade. O artigo sugere que a experiência festiva do público do circuito bregueiro se associa à prática festiva dos grandes eventos urbanos, reinventando o sentido do "festejar típico" da população de Belém.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1 Autores mantém os direitos autorais com o trabalho publicado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
2 Autores têm autorização para distribuição, da versão do trabalho publicada nesta revista, em repositório institucional, temático, bases de dados e similares com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
3 Os trabalhos publicados nesta revista serão indexados em bases de dados, repositórios, portais, diretórios e outras fontes em que a revista está e vier a estar indexada.
