Open Journal Systems

Uma década de presença indígena na UFSCar

Clarice Cohn

Resumo


O artigo retoma a primeira década de inclusão de estudantes indígenas na Universidade Federal de São Carlos para discutir, de um lado, suas condições institucionais e, de outro, os desafios que se expressam no que diz respeito em especial ao debate da interculturalidade, dos conhecimentos e das culturas indígenas, e dos estereótipos com que estes estudantes se defrontam. O texto ressalta as atuações políticas e acadêmicas indígenas na universidade, propondo modos de reconhecer nelas originalidades que nem sempre estavam previstas pela instituição. Tomando a experiência da autora em diversas frentes desse processo, desde a implantação, gestão e avaliação do Programa de Ações Afirmativas e do Vestibular Indígena, até a produção acadêmica e de eventos com os estudantes indígenas, o texto propõe um balanço ao mesmo tempo comemorativo e crítico.


Palavras-chave


estudantes indígenas; ações afirmativas; UFSCar

Texto completo:

PDF

Referências


BELTRAME, Camila Boldrin. 2013. Etnografia de uma escola Xikrin. Dissertação de mestrado em Antropologia Social, UFSCar.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. 2009. Cultura com aspas. São Paulo: CosacNaify.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. 2012. Questões suscitadas pelo conhecimento tradicional. Revista de Antropologia 55(1): 439-464. https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/46971

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela; CESARINO, Pedro (orgs.). 2014. Políticas Culturais e povos indígenas. São Paulo: Cultura Acadêmica.

COFFACI de LIMA, Edilene; COELHO de SOUZA, Marcela (orgs.) 2010. Conhecimento e cultura: práticas de transformação no mundo indígena. Brasília : Athalaia: 2010.

COHN, Clarice. 2000. A criança indígena: a concepção Xikrin de infância e aprendizado. Dissertação de mestrado, São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Antropologia – USP.

COHN, Clarice. 2014. A cultura na escola indígena. In: CARNEIRO DA CUNHA, Manuela; CESARINO, Pedro (orgs.). Políticas Culturais e povos indígenas. São Paulo: Cultura Acadêmica.

DAL’BO, Talita. 2010. Construindo pontes: o ingresso de estudantes indígenas na UFSCar, uma discussão sobre “cultura” e “conhecimento tradicional”. Dissertação de Mestrado. São Carlos, UFSCar.

JODAS, Juliana. 2012. Entre diversidade e diferença: o Programa de Ações Afirmativas da UFSCar e a vivência dos estudantes indígenas. Dissertação de Mestrado. São Carlos, PPGS/UFSCar.

PEREIRA, Rosilene Fonseca. 2013. Criando Gente no Alto Rio Negro: um olhar Waíkhana. Dissertação de Mestrado. Manaus, UFAM.

MATTIOLI, Érica Aparecida Kawakami. 2014. Povos indígenas na universidade: ação afirmativa e a geopolítica do conhecimento. Tese de Doutorado. São Carlos, PPGS/UFSCar.

MAYURUNA, Jaime da Silva. 2014. Movimento e Participação Política dos Indígenas do Vale do Javari. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos.

McCALLUM, Cecilia, 1998. O corpo que sabe: da epistemologia kaxinawá para uma antropologia médica das terras baixas sul-americanas. ALVES, PC., and RABELO, MC. orgs. Antropologia da saúde: traçando identidade e explorando fronteiras. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ/ Editora Relume Dumará.

QUEZO, Luciano Ariabo. 2012. Língua e cultura indígena Umutina no Ensino Fundamental. São Carlos.

SANTANA, José Luiz. 2010. Práticas terapêuticas com ervas medicinais do povo xukuru do Ororubá e sua aplicação na Fisioterapia. Relatório Final de Pesquisa.

SARTI, Cyntia; DUARTE, Luiz Fernando Dias (orgs.). 2013 Antropologia e ética: desafios para a regulamentação. Brasília: ABA. In: http://www.portal.abant.org.br/livros/Antropologia_e_etica__desafios_para_a_regulamentacao.pdf

SILVA, Custódio Benjamin da. 2014. Educação escolar Baniwa e escola indígena baniwa Paraattana, de Castelo Branco/AM. Monografia de Conclusão de Curso – Pedagogia/Noturno. São Carlos, UFSCar.

SOUZA, Erinilson. 2015. Musicalidade indígena Manchinery. Relatório de pesquisa, OEEI/UFSCar-CAPES.

VAN VELTHEN, Lúcia Hussak. 2003. O Belo é a Fera. A estética da produção e da predação entre os Wayana. Lisboa: Assírio & Alvim.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/cra.v17i2.57360

Apontamentos

  • Não há apontamentos.