Entrelaçados pelos Kãchi: perspectivas de uma curadoria compartilhada
DOI:
https://doi.org/10.5380/campos.v16i2.53471Palavras-chave:
Kãchi, camas de gato, curadoria compartilhada, MAE UFPRResumo
O ensaio apresenta as relações de alteridade que se estabeleceram em abril de 2015, durante o processo de curadoria compartilhada que resultou na mostra “Kãchi Katukina”, que permaneceu de cerca de um ano exposta no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da UFPR, em Paranaguá. Kãchi é a forma como o povo indígena Katukina, do Acre nomeia um jogo de barbante que, a partir de entrelaçamentos semelhantes as “camas de gato” resultam em formas que fazem referência à anatomia de animais e vegetais. A partir da articulação inicial da professora Edilene Coffaci de Lima (DEAN / UFPR), os trabalhos foram desenvolvidos por Mame (Nivaldo Rodrigues) e Wisi (Fábio
Silva), katukinas praticantes do Kãchi e curadores da exposição, alunos de graduação da UFPR e servidores e técnicos do MAE.
Referências
Wagner, Roy. 2010. A invenção da cultura. São Paulo: Cosac Naify.
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