Uma sociocosmologia e seus componentes: de um modelo mítico às operações xamânicas Ayoreo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/cra.v17i2.50392

Palavras-chave:

Mitologia, Natureza, Ayoreo, Chaco, Xamanismo

Resumo

Neste artigo, busca-se conectar um conjunto de relatos sobre eventos míticos de constituição de mundos heterogêneos entre si à descrição sobre o xamanismo Ayoreo, um grupo Chaquenho falante de uma língua Zamuco que habita tradicionalmente a região do Chaco Boreal mas distribui-se até a região do alto Paraguay. Com esse propósito, e através da exposição das conexões entre os tempos míticos e as operações xamânicas dos tempos atuais, deseja-se analisar especialmente o modo como ambos se articulam na definição das categorias ontológicas que constam na sociocosmologia Ayoreo e suas espécies distintas de habitantes que a compõem.

Referências

ARENAS, Pastor. 1981. Etnobotánica Lengua-Maskoy. Buenos Aires: Fundación para la Educación, la Ciencia, y la Cultura.

BREMEN, Volker Von. 1991. Zwischen Anpassung und Aneignung: Zur Problematik von Wildbeuter-Gesellschaften im modernen Weltsystem am Beispiel der Ayoréode. München: Anacon-Verl.

CLASTRES, Pierre. 1967. “De Quoi Rient Les Indiens?” Les Temps Modernes 253: 2179 - 2198

DELEUZE, Gilles. 2016. Crítica e Clínica. Rio de Janeiro: Editora 34.

GRUNEWALD, Leif. 2015. O Fascismo dos Homens Bons: Sobre padres e os Ayoréode do Alto Paraguay. Tese de Doutorado. Niterói: Universidade Federal Fluminense.

KELM, Heinz 1971 “Das Jahrefest der Ayoreo Indianer”, Baessler-Archiv, Neue Folge, Band XIX, pp. 97-140.

LÉVI-STRAUSS, Claude. 1985. La potière jalouse. Paris: Plon.

LÉVI-STRAUSS, Claude. 2004. O Cru e o Cozido: Mitológicas I. São Paulo: Cosac Naify.

LIMA, Tania Stolze. 1996. “O dois e seu múltiplo: reflexões sobre o perspectivismo em uma cosmologia tupi”. Mana 2(2): 21-47. https://doi.org/10.1590/S0104-93131996000200002

MÉTRAUX, Alfred. 1946. “Ethnography of the Chaco”. In. Steward, Julian H. (ed.) Handbook of South American Indians Vol. 1: The marginal tribes, p. 197-370 Smithsonian Institution, Bureau of American Ethnology, Bulletin 143 Washington: Government Publishing Office.

MÉTRAUX, Alfred. 1967. Religions et magies indiennes d’Amérique du Sud. Paris: Gallimard.

OTAEGUI, Alfonso. 2011. “Os Ayoreo aterrorizados: Uma revisão do conceito de puyák em Bórmida e uma releitura do Sebag”. Runa. 32(1): 9-24.

OTAEGUI, Alfonso. 2014. Les Chants De Nostalgie Et De Tristesse Des Ayoreo Du Chaco Boréal Paraguayen (Une Ethnographie Des Liens Coupés). Tese de Doutorado. Paris: EHESS.

OVERING, Joanna. 1984. “Dualism as an expression of difference and danger: marriage exchange and reciprocity among the Piaroa of Venezuela”, in: K. Kensinger (org.). Marriage Practices in Lowland South American Societies. Urbana: Univ. of Illinois Press, pp. 127-155.

SEBAG, Lucien. 1965. “Le chamanisme ayoréo”, L’Homme v.1, janeiro-março: 7-32(2): 92-122. https://doi.org/10.3406/hom.1965.366715

SEBAG, Lucien. 1977: Les Ayoré du Chaco septentrional. Étude critique à partir des notes de Lucien Sebag. La Haya: Mouton.

STERPIN, Adriana. 1993. “La chasse aux scalps chez les Nivacle du Gran Chaco”. Journal de la Société des Américanistes, V. 79, N.1 p. 33 - 66. https://doi.org/10.3406/jsa.1993.1468

SZTUTMAN, Renato. 2005. O profeta e o principal. A ação política ameríndia e seus personagens. Tese de Doutorado (Antropologia Social). Universidade de São Paulo.

SZTUTMAN, Renato. 2006. Cartografias xamânicas nas Guianas. Texto apresentado no colóquio “Guiana Ameríndia”. Belém, NHII-USP/EREA-CNRS/MPEG.

TOLA, Florencia. 2004. Je ne suis pas seul(ment) dans mon corps. Corps et multiplicités chez les Toba (Qom) du Gran Chaco. Tese de Doutorado. Paris. EHESS.

TOLA, Florencia. 2011. “Chamanisme et sorcellerie chez les Toba (Qom) du Gran Chaco sud-américain. Quelques remarques sur une conception non-individuelle du corps”. In: Klein, Alexandre e Dagognet, François. Les sensations de santé - Pour une épistémologie des pratiques corporelles du sujet de santé. Lorraine: Presses universitaires de Nancy - Éditions universitaires de Lorraine. pp. 23-40.

VILLAGRA, Rodrigo. 2010. The two shamans and the owner of the cattle: alterity, storytelling and shamanism amongst the Angaité of the Paraguayan Chaco. Tese de Doutorado. Saint Andrews. University of Saint Andrews.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. 1986. Araweté: Os Deuses Canibais. Rio de Janeiro : Jorge Zahar.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. 1996. “Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio”. Mana 2(2): 115-144. https://doi.org/10.1590/S0104-93131996000200005

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo .2002. Atualização e contraefetuação do virtual: o processo do parentesco. In: A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 401-456.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Grünewald, L. E. N. (2016). Uma sociocosmologia e seus componentes: de um modelo mítico às operações xamânicas Ayoreo. Campos - Revista De Antropologia, 17(2), 113–135. https://doi.org/10.5380/cra.v17i2.50392

Edição

Seção

Artigos