Índios Misturados: Historicidade e etnicidade Xokleng

Priscila Enrique de Oliveira

Resumo


Conforme a ocupação do território brasileiro se efetivava em direção ao Sul, mais intensos se tornavam os conflitos entre brancos e índios. Inseridos neste contexto estavam os Xokleng, conhecidos então como Botocudos de Santa Catarina, que ocupavam desde a região de Palmas no Paraná até o Rio Grande do Sul. Com o surgimento do SPI alguns de seus funcionários se dirigiram para Santa Catarina para efetivar a pacificação destes índios. Assim, em 1914, Eduardo L. S. Hoerhan, acompanhado por não índios e Kaingang do Paraná, transferidos compulsoriamente, estabelecem um contato pacífico com os Xokleng. A partir de então, gradativamente estes índios passaram habitar o aldeamento, fundado oficialmente em 1926 com o nome de P.I. Duque de Caxias. A partir deste contato, estes índios vivenciaram transformações em seu universo simbólico e material. O contato inter-étnico os obrigou a criar novos fatores de identificação.

Palavras-chave


Xokleng; Sul do Brasil; Relações interétnicas; História; Identidade

Texto completo:

PDF

Referências


CUCHE, Denys. 1999. A Noção de Cultura nas Ciências Sociais. Bauru: Edusc.

CUNHA, Manuela Carneiro da. 1986. Antropologia do Brasil: mito, história, etnicidade. São Paulo: Brasiliense/EDUSP.

CUNHA, Manuela Carneiro da.1998. (org). História dos Índios no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras.

GOW, Peter. 1991. Of Mixed Blood. Oxford: Clarendon Press.

GOW, Peter.1997. "O Parentesco como Consciência Humana: o caso dos Piro. Mana 3(2). https://doi.org/10.1590/S0104-93131997000200002

OLIVEIRA, João Pacheco de. 1999. Ensaios de Antropologia Histórica. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.

OLIVEIRA, João Pacheco de.1999a (org). A Viagem de Volta: etnicidade, política e reelaboração cultural no Nordeste indígena. Rio de Janeiro: Contra Capa.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. 1976. Identidade, Etnia e Estrutura Social. São Paulo: Livraria Pioneira Editora.

POUTIGNAT, Philippe e Jocelyne Streiff-Fenart. 1998. Teorias da Etnicidade. Seguido de grupos étnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth. São Paulo: Unesp.

SAHLINS, Marshall. 1990. Ilhas de História. Rio de Janeiro: Zahar.

SANTOS, Silvio Coelho dos. 1987. Índios e Brancos no Sul do Brasil: a dramática experiência dos Xokleng. Porto Alegre: Movimento.

SANTOS, Silvio Coelho dos.1978. O Homem Índio Sobrevivente do Sul. Porto Alegre: Garatuja.

SANTOS, Silvio Coelho dos.1966. "Sobre a Mudança Cultural entre os índios Xokleng do Vale do Itajaí". Ciência e Cultura 18(3).

SANTOS, Silvio Coelho e Salvio Müller. 1981. "As Barragens e os Grupos Indígenas: o caso dos Xokleng. Boletim de Ciências Sociais 23:16-20. Florianópolis.

SILVA, Aracy Lopes e Mariana K. Leal Ferreira (orgs). 2001. Antropologia, História e Educação: a questão indígena e a escola. São Paulo: Global.

URBAN, Gregory. 1978. A Model of Xokleng Social Reality. Ph. D. Dissertation. Chicago, Illinois: University of Chicago.

URBAN, Gregory. 1996. Metaphysical Community: the interplay of the senses and the intellect. Austin: University of Texas Press.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/cam.v6i0.4514

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais