Os itxoí, ou grupos de praça Karajá. As organizações triádicas existem?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/cam.v13i2.36729

Palavras-chave:

Índios Karajá, Povos Jê, organizações dualistas

Resumo

A parte usualmente menos utilizada do clássico artigo de Lévi-Strauss sobre as organizações dualistas revelou-se como a mais adequada para explicar o universo simbólico karajá. Neste artigo, exploro a formulação do modelo triádico num caso particular, o dos grupos de praça karajá. A partir dele, sugiro uma certa dinâmica entre lógicas duais e triádicas que podem vir a ser exploradas por novas pesquisas.

Biografia do Autor

Helena Moreira Schiel, EHESS

Mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é doutoranda do Laboratoire d’Anthropologie Sociale da École des Hautes Études en Sciences Sociale (EHESS – França) epesquisadora associada do Museu Etnológico de Leiden (Holanda)

Downloads

Como Citar

Schiel, H. M. (2012). Os itxoí, ou grupos de praça Karajá. As organizações triádicas existem?. Campos - Revista De Antropologia, 13(2), 24–38. https://doi.org/10.5380/cam.v13i2.36729

Edição

Seção

Artigos