Open Journal Systems

Ultrapassando Vedações e Resgatando Memórias

Sara Pargana Mota

Resumo


Neste texto pretende-se refletir sobre a importância das representações visuais na redescoberta e recuperação de histórias do violento passado colonial da Austrália, reinvestindo-as de significado e poder de reflexão e ação. Com este objetivo, exploram-se duas importantes referências: a investigação de Roslyn Poignant sobre o encarceramento de um grupo de indígenas australianos no mundo do espectáculo Ocidental, com a sua recuperação de fotografias do arquivo colonial, e o filme Rabbit-Proof Fence (2002), que lida com o processo histórico que se designou na Austrália por “Gerações Roubadas” – exemplos que procuram romper com o silêncio da memória indígena australiana e resgatá-la.


Palavras-chave


Aborígenes Australianos; representações visuais; histórias; recuperação; memória

Texto completo:

PDF

Referências


BAINES, Stephen Grant. 2003. “Organizações Indígenas e Legislações Indigenistas no Brasil, na Austrália e no Canadá”. Arquivos do Museu Nacional 61(2): 115-128.

EDWARDS, Elizabeth. 2001. Raw Histories: Photographs, Anthropology and Museums. Oxford & New York: Berg.

GARIMARA, Doris Pilkington. 1996. Follow the Rabbit-Proof Fence. Brisbane: University of Queensland Press.

HUGHES-D'AETH, Tony. 2002. “Which Rabbit-Proof Fence? Empathy, Assimilation, Hollywood”. Australian

Humanities Review 27. Disponível em: http://www.australianhumanitiesreview.org/archive/Issue-September-2002/hughesdaeth.html. Acesso em: 27 dez. 2009.

HUMAN RIGHTS AND EQUAL OPPORTUNITY COMMISSION (HREOC). 1997. Bringing Them Home: Report of the National Inquiry into the Separation of Aboriginal and Torres Strait Islander Children from their Families. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2009.

MCCARTHY, Greg. 2003. The Obstinate Memory in Australian Films. School of History and Politics, University of Adelaide. Disponível em: . Acesso em: 27 dez. 2009.

POIGNANT, Roslyn. 2003. “The Making of Professional ‘Savages’ - From P.T. Barnum (1883) to the Sunday Times (1998)”. In C. Pinney & N. Peterson (eds.) Photography’s Other Histories. Durham & London: Duke University Press.

POOLE, Deborah. 1997. Vision, Race and Modernity: A Visual Economy of the Andean Image World. Princeton:

Princeton University Press.

SCHAFFER, Kay; POTTER, Emily. 2004. “Rabbit-Proof Fence, Relational Ecologies and the Commodification of Indigenous Experience”. Australian Humanities Review 31-32. Disponível em: http://www.australianhumanitiesreview.org/archive/Issue-April-2004/schaffer.html>. Acesso em: 27 dez. 2009.

TATZ, Colin. 1999. “Genocide in Australia”. Journal of Genocide Research 1(3): 315-352.

WOLFE, Patrick. 1999. Settler Colonialism and the Transformation of Anthropology – The Politics and Poetics of na Ethnographic Event. London & New York: Cassel.

Filmografia:

GUZMAN, Patrício. 1997. Chile, La Memoria Obstinada. Canadá/França: La Sept-Arte/ Les Films d'Ici/ National Film

Board of Canada (NFB). 52 min.

GUZMAN, Patrício. 1975-1979. La Batalla de Chile. Chile/França/Cuba: Equipo Tercer Amo / Instituto Cubano del Arte e Industrias Cinematográficos (ICAIC). 3 partes. 264 min.

NOYCE, Philip. 2002. Rabbit-Proof Fence. Austrália: Rumbalara Films / Showtime Australia production / Miramax. 94 min.

SPIELBERG, Steven. 1993. Schindler’s List. Estados Unidos: Universal Pictures / Amblin Entertainment




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/cam.v11i2.20204

Apontamentos

  • Não há apontamentos.