Música Indígena no Mercado: Sobre Demandas, Mensagens e Ruídos no (Des)Encontro Intermusical
DOI:
https://doi.org/10.5380/cam.v5i1.1640Palavras-chave:
Antropologia da Música, índios Guarani, contato interculturalResumo
Focalizo aqui brevemente a relação entre músicos indígenas com ênfase no universo guarani e o mercado da música, apontando para elementos específicos das demandas aí envolvidas. Se o lado indígena mostra sistemas estético-musicais abertos e flexíveis, ao lado da busca por caminhos de articulação política junto à sociedade envolvente, do lado do mercado a demanda se caracteriza em grande parte pela busca de um índio estereotipado ao qual seria negada a possibilidade de mudar. Na parte final, alguns dos pontos levantados são considerados no exame de duas produções fonográficas recentes envolvendo músicas indígenas guarani num caso e mehináku no outro.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1 Autores mantém os direitos autorais com o trabalho publicado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
2 Autores têm autorização para distribuição, da versão do trabalho publicada nesta revista, em repositório institucional, temático, bases de dados e similares com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
3 Os trabalhos publicados nesta revista serão indexados em bases de dados, repositórios, portais, diretórios e outras fontes em que a revista está e vier a estar indexada.