Música Indígena no Mercado: Sobre Demandas, Mensagens e Ruídos no (Des)Encontro Intermusical

Autores

  • Luís Fernando Hering Coelho pesquisador independente

DOI:

https://doi.org/10.5380/cam.v5i1.1640

Palavras-chave:

Antropologia da Música, índios Guarani, contato intercultural

Resumo

Focalizo aqui brevemente a relação entre músicos indígenas com ênfase no universo guarani e o mercado da música, apontando para elementos específicos das demandas aí envolvidas. Se o lado indígena mostra sistemas estético-musicais abertos e flexíveis, ao lado da busca por caminhos de articulação política junto à sociedade envolvente, do lado do mercado a demanda se caracteriza em grande parte pela busca de um índio estereotipado ao qual seria negada a possibilidade de mudar. Na parte final, alguns dos pontos levantados são considerados no exame de duas produções fonográficas recentes envolvendo músicas indígenas guarani num caso e mehináku no outro.

Biografia do Autor

Luís Fernando Hering Coelho, pesquisador independente

mestre emAntropologia Social pela UFSC

Downloads

Como Citar

Coelho, L. F. H. (2004). Música Indígena no Mercado: Sobre Demandas, Mensagens e Ruídos no (Des)Encontro Intermusical. Campos - Revista De Antropologia, 5(1), 151–166. https://doi.org/10.5380/cam.v5i1.1640

Edição

Seção

Artigos