A Família como Patrimônio: A Construção de Memórias entre Descendentes de Imigrantes Italianos
DOI:
https://doi.org/10.5380/cam.v5i1.1635Palavras-chave:
família, identidade étnica italiana, memóriasResumo
A colonização italiana na região central do Rio Grande do Sul teve início em finais do século XIX e de lá para cá toda uma trajetória de construção de italianidade se processou. A revalorização da noção de pertencimento étnico tem proporcionado uma nova gama de formas de sociabilidade, de troca e de inserção dos indivíduos na sociedade local, mas não só. A família, nessa reconstrução das origens, é o elo que permite ao indivíduo refazer a história coletiva de seu grupo, mas também refazer a si mesmo. O processo de construção das memórias tem, dessa forma, desempenhado um papel fundamental nessa busca e foi por meio delas que minha pesquisa se orientou.
Referências
ÁLBUM Comemorativo do Cinquantenario della Colonizzazione Italiana nel Rio Grande del Sud (1875-1925). 1925. Opera pubblicata in occasione delle feste commemorative. Roma.
ALVIM, Zuleika. 1986. Brava Gente! Os Italianos em São Paulo (1870-1920). São Paulo: Brasiliense.
ANDERSON, Benedict. 1983. Imagined Communities. London: Verso.
ARIES, Philippe. 1981. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: LTC Livros Técnicos e Científicos Editora S/A.
BACHELARD, Gaston. 1994. A Dialética da Duração. São Paulo: Ática.
BACHELARD, Gaston. 1996. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes.
BENJAMIN, Walter. 1980. “O Narrador. Observações sobre a Vida de Nikolai Leskow”. In: Walter Benjamim. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Victor Civita/Abril Cultural.
BOURDIEU, Pierre. 1983. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero.
FEATHERSTONE, Mike. 1995. Cultura deConsumo e Pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel.
HALBWACHS, Maurice. 1990. A Memória Coletiva. São Paulo: Vértice, Editora dos Tribunais.
HOBSBAWN, Eric e RANGER, Terence (orgs). 1997. A Invenção das Tradições. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
GROSSELLI, Renzo Maria. 1987. Vencer ou Morrer. Camponeses Trentinos (Vênetos e Lombardos) nas Florestas Brasileiras. Florianópolis: Editora da UFSC.
MAUSS, Marcel. 1974. Sociologia e Antropologia. Vol 1. São Paulo: EPU/Edusp.
RENK, Arlene. 2000. Sociodicéia às Avessas. Chapecó: Editora Grifos.
RIBEIRO, Gustavo Lins. 2000. Cultura e Política no Mundo Contemporâneo. Brasília: Edunb.
SEYFERTH, Giralda. 1993. Identidade Camponesa e Identidade Étnica (Um estudo de caso). Anuário Antropológico 91. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. p.31-63
SEYFERTH, Giralda. 2000. Identidade Nacional, Diferenças Regionais, Integração Étnica e a Questão Imigratória no Brasil. In G. C. L. Zarur, (org). Região e Nação na América Latina. Brasília: Editora da UnB; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1 Autores mantém os direitos autorais com o trabalho publicado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
2 Autores têm autorização para distribuição, da versão do trabalho publicada nesta revista, em repositório institucional, temático, bases de dados e similares com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
3 Os trabalhos publicados nesta revista serão indexados em bases de dados, repositórios, portais, diretórios e outras fontes em que a revista está e vier a estar indexada.
