Identidades Étnicas, Irmandade do Rosário e Rei do Congo: sociabilidades cotidianas recifenses século XIX
DOI:
https://doi.org/10.5380/cam.v4i0.1598Palavras-chave:
identidades étnicas, irmandades leigasResumo
Buscamos entender, neste artigo, a plasticidade das identidades étnicas na história social da Irmandade do Rosário dos Pretos da freguesia de Santo Antônio do Recife. A presença de diversas etnias, no corpo confraternal, foi balizada por fortes hierarquias e algumas exclusões. As referências étnicas africanas acabaram remodelando-se às realidades sócio-históricas e culturais recifenses, possibilitando a construção de novas redes de compromisso e solidariedade entre as gentes de cor aportadas e/ou nascidas em solo pernambucano. A Irmandade do Rosário dos Pretos da freguesia de Santo Antônio do Recife é o locus privilegiado para entendermos tais questões.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1 Autores mantém os direitos autorais com o trabalho publicado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
2 Autores têm autorização para distribuição, da versão do trabalho publicada nesta revista, em repositório institucional, temático, bases de dados e similares com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
3 Os trabalhos publicados nesta revista serão indexados em bases de dados, repositórios, portais, diretórios e outras fontes em que a revista está e vier a estar indexada.
