A Idéia de Família em Malinowski
DOI:
https://doi.org/10.5380/cam.v2i0.1572Palavras-chave:
família, teoria antropológicaResumo
O artigo examina o sentido da noção de família para Malinowski com base em dois de seus livros: A Vida Sexual dos Selvagens, de caráter etnográfico, e Uma Teoria Científica da Cultura, onde ele busca desenvolver sua perspectiva mais geral da cultura. Os dois textos mantém entre si uma grande distância tanto temporal quanto teórica, mas sua comparação leva a perceber certas constantes em seu pensamento. O estudo da família permitelhe dialogar criticamente com o evolucionismo que ainda se fazia sentir no início do século XX, mas sua ênfase na família nuclear, assim como seu individualismo metodológico o impediram de construir sistemas de parentesco, o que o levou a sérias críticas nos anos 50 e 60. Contudo, foi esse mesmo individualismo, não obstante o pragmatismo que ele envolvia, que lhe permitiu colocar em cena os sujeitos concretos obscurecidos pela álgebra do parentesco que tanto lhe repugnava.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1 Autores mantém os direitos autorais com o trabalho publicado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
2 Autores têm autorização para distribuição, da versão do trabalho publicada nesta revista, em repositório institucional, temático, bases de dados e similares com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
3 Os trabalhos publicados nesta revista serão indexados em bases de dados, repositórios, portais, diretórios e outras fontes em que a revista está e vier a estar indexada.