Open Journal Systems

Um Mundo Unificado: Cosmologia, Vida e Morte entre os Apinaje

Odair Giraldin

Resumo


Os povos Jê-falantes foram objeto de abordagens antropológicas que privilegiaram sobretudo as características sociológicas de sua organização social. Este artigo oferece através de uma análise sobre as teorias apinaje sobre os espíritos (m karõ), doença, cura, morte e vida post-mortem uma interpretação da cosmologia apinaje que revela um mundo no qual os elementos estão unificados através da presença do espírito (o karõ).


Palavras-chave


Jê; Apinajé; morte; espírito

Texto completo:

PDF

Referências


BAMBERGER, Joan. 1967. Environment and Cultural Classification: A Study of the Northern Cayapó. PhD thesis, Cambridge, Massachusetts.

CARNEIRO DA CUNHA, Manuela. 1978. Os Mortos e os Outros: Uma Análise do Sistema Funerário e da Noção de Pessoa entre os Índios Krahó. São Paulo: Hucitec.

CASTELNAU, Francis. [1844] 1949. Expedições às Regiões Centrais da América do Sul. 2 vols. São Paulo: Editora Nacional.

DA MATTA, Roberto A. 1976. Um Mundo Dividido: A Estrutura Social dos Índios Apinayé. Petrópolis: Vozes.

DESCOLA, Philippe. [1986]1988. La Selva Culta. Simbolismo y Praxis en la Ecologia de los Achuar. Lima/Quito: IFEA (Instituto Francés de Estudios Andinos)/Ed. Abya Yala.

GIANNINI, Isabelle Vidal. 1991. A Ave Resgatada: “A impossibilidade da Leveza do Ser”. Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo.

GIRALDIN, Odair. 2000. Axpên Pyràk. História, Cosmologia, Onomástica e Amizade Formal Apinaje. Tese de doutorado, IFCH - Unicamp.

LEA, Vanessa. 1986. Nomes e Nekrets Kayapó: Uma Concepção de Riqueza. Tese de doutorado, Museu Nacional - UFRJ.

MAYBURY-LEWIS, D. (ed.). 1979. Dialectical Societies. The Gê and Bororo of Central Brazil. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press.

NIMUENDAJU, Curt. [1939] 1983. Os Apinayé. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi.

OVERING, Joana. 1990. “The Shaman as a Maker of Worlds: Nelson Goodman in the Amazon”. Man (N.S.)25:602-619.

SEEGER, A. 1981. Nature and Society in Central Brazil: The Suyá Indians of Mato Grosso. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press.

SEEGER, A. 1989. “Dualism: Fuzzy Thinking or Fuzzy Sets?”. In: D. Maybury-Lewis & Uri Almagor (eds.), The Attraction of Opposites: Thought and Society in the Dualistic Mode. Ann Arbor: University of Michigan Press.

TURNER, Terence S. 1979. “The Gê and Bororo Societies as Dialectical Systems: A general Model”. In: D. Maybury Lewis (ed.), Dialectical Societies. The Gê and Bororo of Central Brazil. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. 1996. “Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio”. Mana, 2(2):115-14




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/cam.v1i0.1567

Apontamentos

  • Não há apontamentos.