As Ilhas Salomão Descobertas pelos Europeus: Do Contrato Social ao Utilitarismo
DOI:
https://doi.org/10.5380/cam.v1i0.1558Palavras-chave:
troca, comunicação, moeda, MelanésiaResumo
Valerio Valeri (1944-1998), professor de Antropologia da Universidade de Chicago desde 1976 até sua morte prematura, foi professor visitante em Canberra (1985), Princeton (1990-91), Oslo (1992), Pisa (1994) e Santa Monica (1995-96). Graduou-se na prestigiosa Scuola Normale de Pisa, em 1968, com uma tese sobre C. Lévi-Strauss, com quem estudou em Paris na década seguinte, época em que também participou do restrito seminário de L. Dumont. Dono de erudição impressionante, Valeri contribuiu significativamente para a etnografia de dois continentes, Indonésia e Polinésia. Publicou em 1985, pela University of Chicago Press, Kingship and Sacrifice: Ritual and Society in Ancient Hawaii, trabalho de cunho mais histórico; e em 2000, postumamente, The Forest of Taboos: Morality, Hunting and Identity among the Huaulu, pela University of Winsconsin Press, fruto de 36 meses de trabalho de campo nas Molucas, entre 1971 e 1990. Valeri publicou extensa série de artigos em inglês, francês e italiano. Uma primeira coletânea desses artigos, Fragments of Forests and Libraries, está sendo editada por Janet Hoskins, da Universidade da Califórnia. A ela CAMPOS agradece a autorização para a publicação em português deste artigo, antes mesmo do lançamento do livro, previsto para meados de 2001. O artigo Le Isole Salomone Scoperte dagli Europei: dal Contratto Sociale allUtilitarismo foi originalmente publicado na revista Filosofia, da Universidade de Turim em 1971 (n.s., vol XXVI, pp.165-197). Além de ilustrar o início da carreira deste antropólogo ainda pouco conhecido no Brasil, a escolha deste texto se deve à atualidade do tema um tratamento antropológico da história colonial que, em boa medida, influenciou e prenuncia mesmo trabalhos posteriores e mais conhecidos de M. Sahlins, de quem Valeri foi colega e aluno.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1 Autores mantém os direitos autorais com o trabalho publicado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
2 Autores têm autorização para distribuição, da versão do trabalho publicada nesta revista, em repositório institucional, temático, bases de dados e similares com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
3 Os trabalhos publicados nesta revista serão indexados em bases de dados, repositórios, portais, diretórios e outras fontes em que a revista está e vier a estar indexada.