POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE BIOGÁS E ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DE RESÍDUOS DE HORTIFRUTICULTURA EM COLOMBO-PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/biofix.v3i1.56058Palavras-chave:
Agricultura sustentável, Bioenergia, Resíduos orgânicosResumo
O Brasil, ao aderir ao Acordo de Paris, comprometeu-se a cumprir metas de redução de emissão de gases de efeito estufa (GEEs) em 37% até 2025, juntamente com outros 194 países. Dentro do âmbito nacional, o Plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono), visa organizar e planejar ações para a adoção de tecnologias de produção sustentáveis no setor agropecuário do país, com o objetivo de atender aos compromissos de redução de emissão de GEEs. Na cadeia produtiva do alimento ocorre a geração de expressiva quantidade de resíduos, além de perdas pós-colheita, podendo impactar significativamente o meio ambiente se não forem devidamente destinados e tratados. Uma das ações previstas na Política Nacional sobre Mudança do Clima é o incentivo fiscal para indústrias e agricultores que tenham relação com o fornecimento de suprimentos para o setor de biogás e geração de fertilizantes orgânicos. O presente estudo objetivou analisar o potencial de aproveitamento dos resíduos hortifruticultura no município de Colombo (Paraná), prospectando sua utilização para geração de biogás. Para tanto, foram realizadas entrevistas com 51 agricultores do município. No total, foi estimado que o município gera cerca de 43 t.dia-1 de resíduos pós-colheita, com um potencial de gerar 3.200 m3 de biogás por dia. Acredita-se que o aproveitamento dos resíduos de hortifruticultura no município pode trazer inúmeros benefícios econômicos, ambientais e sociais à região e aos agricultores envolvidos. Além disso, tal resultado contribui para atender às demandas para intensificar a participação de bioenergia sustentável na matriz energética do país, prevista nos recentes Acordos Climáticos firmados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC Atribuição 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Authors maintain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC Attribution 4.0) that allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of the published work.